Author(s):
Ramos, Cristina
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/1263
Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Subject(s): Educação pré-escolar; Prática de Ensino Supervisionada; Iniciação à leitura e à escrita
Description
Este trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), do Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o nosso trabalho desenvolvido ao longo da Prática do Ensino Supervisionada (PES) assim como as reflexões sobre as atividades promovidas relativas à iniciação à leitura e à escrita no pré-escolar. As atividades foram desenvolvidas por um grupo de crianças do pré-escolar do Jardim-de-infância de Alfarazes. Este grupo era constituído por vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre a maneira como abordar a iniciação à leitura e à escrita no pré-escolar, em contexto de prática de ensino supervisionada. Dividido em três capítulos, caracterizamos no primeiro o contexto, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio envolvente onde o Jardim-de-infância de Alfarazes está inserido. No segundo capítulo descrevemos a prática que efetuamos ao longo das oito regências e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta experiência de prática de ensino supervisionada. No terceiro capítulo, depois de justificar o tema escolhido: «Iniciar a leitura e a escrita no pré-escolar», descrevemos o resultado da observação do tema proposto inspirado pelas dificuldades sentidas por crianças de 5-6 anos na aquisição da leitura e da escrita. Como distinguiam estas crianças a leitura da escrita? Como lhes explicar o que é a escrita e a leitura sem recorrer a metodologias confirmadas? Interrogações que serviram como base de reflexão e cujos resultados apresentamos na conclusão desse capítulo. Podemos dizer que as regências que efetuámos durante a nossa prática de ensino supervisionada nos permitiram verificar que as práticas de ensino deverão ser constantemente repensadas, pois, nem sempre a teoria se aplica a situações reais.