Document details

Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Author(s): Matos, Elisa

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/1264

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): Jogo; Aprender; Criança; Docente


Description

O Relatório por nós apresentado, foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), ministrada na Escola Superior de Educação da Guarda. Começamos por fazer o enquadramento histórico e institucional da Educação Préescolar em Portugal. Continuamos com caracterização socioeconómica e psicopedagógica da turma, caracterização do meio e da Escola Dr. José Dinis da Fonseca, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionado. Fazemos de seguida a descrição e análise desta Prática tendo por base a nossa prática profissional e entendendo que ela nos aparece, não como um momento que se pode distinguir do curso, mas simplesmente como uma metodologia de ensino que contextualiza e põe o aprendizado numa atitude activa. Deste modo, esta envolve actividades a serem desenvolvidas ao longo de todo o curso ou estágio supervisionado. Assim sendo, a prática profissional procura constantemente o estudo e a implementação de formas mais flexíveis de organização do trabalho escolar, visando a associação teórica/prática. Com este estudo que aqui deixamos, pretendemos entender porque é que a Matemática é tão divertida no Jardim de Infância e vai perdendo a graciosidade à medida que avançamos na escolaridade obrigatória. Procuraremos ainda, apontar caminhos para de alguma forma a disciplina de Matemática se tornar num momento mágico enquanto Área Curricular e enquanto uma preciosidade ao longo da vida, da qual não nos podemos dissociar. Em suma entender a fronteira que nos faz gostar ou não, desta disciplina tão deliciosa para uns e tão pouco amada por muitos outros. A metodologia por nós utilizada passa pela pesquisa bibliográfica, onde foram recolhidas informações pertinentes ao tema, pela nossa atitude enquanto docentes ao longo de quase trinta anos e ao serviço da Educação e pelas experiências vividas em sala de aula com uma turma de 2º ano do 1º CEB na Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents