Author(s): Reis, Ana F C
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/2201
Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Subject(s): Dinamização; Mercados Comerciais; PME; Marketing; Setor agroalimentar
Author(s): Reis, Ana F C
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/2201
Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Subject(s): Dinamização; Mercados Comerciais; PME; Marketing; Setor agroalimentar
Hoje em dia os mercados estão cada vez mais competitivos, o que faz com que as empresas tenham de estar em alerta permanente e em constante evolução se querem manter-se no mercado. Para isso torna-se cada vez mais importante que as empresas dinamizem os seus produtos em novos mercados comerciais. O fabrico de enchidos tradicionais, a partir do porco bísaro tem grande tradição na região da Beira Interior Norte e Serra da Estrela e permite a elaboração de vários produtos de qualidade certificada e de muito boa aceitação no mercado. O presente trabalho visa a elaboração de uma estratégia para a dinamização de novos mercados comerciais de uma microempresa do Setor agroalimentar com o intuito de concorrer em novos mercados e dinamizar os seus produtos de forma criativa e inovadora. Para a concretização deste objetivo foram estudadas as boas práticas de algumas empresas de sucesso representativas do mesmo Setor de Atividade (em especial na perspetiva da Inovação do Produto e do Marketing), que serviram de orientação para a definição de uma estratégia para a empresa em estudo. A metodologia de investigação adotada foi a do estudo de caso e a técnica de investigação utilizada foi o questionário. Apesar do seu carácter exploratório, devido à opção metodológica seguida, a evidência empírica recolhida permitiu concluir que a empresa em estudo para poder dinamizar o seu mercado comercial tem de apostar na Inovação, não só de Produto mas também de Marketing, optar pela introdução de mudanças no aspeto/estética da embalagem e utilizar/introduzir novas técnicas/meios de comunicação na promoção dos seus. Tratando-se de produtos alimentares é possível criar dinâmica e interação com o cliente, apostando em ações no ponto de venda como sejam as atividades de degustação e oferta de amostras.