Author(s): Redondo, Sandra C J
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/2246
Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Subject(s): Comunicação verde; Consumidor verde; eficiência energética
Author(s): Redondo, Sandra C J
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/2246
Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Subject(s): Comunicação verde; Consumidor verde; eficiência energética
A comunicação verde pretende esclarecer o consumidor sobre as características ambientais dos produtos e ensinar-lhes a adquirir e a utilizá-los de uma forma mais sustentável. Neste sentido, a comunicação é uma das ferramentas para a mudança dos valores e hábitos deconsumo, pelo que é imprescindível informar e direcionar as necessidades e os desejos de consumo para produtos domésticos mais eficientes. O consumidor é cético a este tipo de campanhas de comunicação e apresenta dúvidas relativas à mensagem transmitida. Havendo um enorme desconhecimento, confusão e ceticismo em relação aos produtos de eficiência energética, é essencial que se comunique no sentido de informar e educar. Esta investigação pretende aprofundar o conhecimento do perfil do comportamento do consumidor relativamente a produtos mais eficientes no sector doméstico, e identificar se as campanhas de comunicação condicionam ou não as suas decisões. Após análise dos dados foi constatado que os consumidores consideram que as campanhas de comunicação influenciam o seu comportamento relativamente à aquisição de produtos com melhor eficiência no entanto, e contraditoriamente apresentam algum ceticismo perante estas campanhas.