Document details

Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Author(s): Rente, Cátia R M

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/3679

Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Subject(s): Prática de Ensino Supervisionada; 1.º Ciclo do Ensino Básico; motivação; aprendizagem da leitura


Description

A elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II (PES I e PES II), do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a funcionar na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda. A PES I decorreu no Jardim-de-Infância das Lameirinhas, e a PES II na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Bonfim, ambos pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, nos anos letivos 2014/2015 e 2015/2016, respetivamente. O objetivo fundamental deste documento é expor o trabalho desenvolvido ao longo deste período, apresentando uma reflexão crítica sobre a PES, com vista a mostrar de que modo ambas se articularam na teoria e a prática educativa. Tendo em conta essas práticas, nomeadamente as vivenciadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se um estudo empírico, de natureza qualitativa, no qual foi utilizada a investigação-ação, com o objetivo de abordar a temática da leitura, procurando perceber se o sucesso da aprendizagem da leitura das crianças, no início da sua escolarização formal, é determinado por vivências e contactos precoces com a mesma. No final desta investigação empírica, ficou claro que quanto mais a criança crescer em ambientes motivadores e impulsionadores de hábitos de leitura, mais sucesso terá na aquisição da mesma. Tais constatações, permitem-nos concluir, apesar do universo muito limitado da amostra, que o incentivo e a criação de ambientes culturalmente mais ricos vão permitir à criança uma maior motivação para o gosto e aprendizagem da leitura.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents