Author(s):
Garcez, Adailson R M
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10314/3800
Origin: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Subject(s): Prática de Ensino Supervisionada; Avaliação da Composição Corporal; Instituto Universitário Atlântico
Description
O seguinte relatório apresenta a metodologia desenvolvida ao longo da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo, nas disciplinas de Português, Geografia, História, Ciência da Natureza e Matemática. O relatório encontra-se organizado em três capítulos, o primeiro descreve o enquadramento institucional, com destaque a caracterização do meio, da unidade escolar onde ocorreu a PES, seguido pela apresentação da turma. No que concerne o segundo capítulo, será descrito todo o processo de Prática de Ensino Supervisionada, o qual aborda a experiência de ensino/aprendizagem que ocorreu na turma do 6º ano da UEB Professor Sá Valle. O terceiro capítulo diz respeito aos dados obtidos com a mensuração da composição corporal dos alunos da referida UEB, apresentando seu conceito, importância e finalidade, as técnicas a serem aplicadas na avaliação, a população do estudo, seus aspectos éticos e os resultados dos dados obtidos na pesquisa realizada. A prática é o primeiro convívio que o futuro professor terá com seu campo de atuação. Por meio da observância, do envolvimento e da regência, o licenciando construirá futuras atuações pedagógicas (Passerini, 2007). Durante o estágio, o futuro professor passa a descobrir a educação com outra visão, procurando alcançar a realidade da escola e o desempenho dos educandos, dos docentes e dos profissionais que a compõem (Januario, 2008). É por meio dele que se constitui relação entre a teoria e a prática, bem como tem o ensejo de conhecer e analisar a atuação do profissional em sua ação pedagógica. O trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica e nas situações problemas ocorridos no contexto escolar, com o objetivo de aperfeiçoar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio do conhecimento das situações reais de trabalho, abrangendo supervisores, professores, estudantes e campo de estágio, onde são demonstradas estratégias utilizadas para sua superação.