Document details

A divulgação científica para o grande público

Author(s): Afonso, Emília da Glória Moreira cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/1056

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): divulgação científica; jornalismo científico; relações públicas; scientific outreach; scientific journalism; public relations; divulgation scientifique; journalisme scientifique; relations publiques


Description
Assumindo-se como uma temática muito importante para as instituições de investigação, a divulgação científica para o grande público é o tema abordado nesta dissertação. Seguindo uma linha metodológica de investigação-acção, apoiada numa vasta revisão bibliográfica e na realização de um estudo de caso do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), esta investigação tem como objectivo analisar a problemática da divulgação científica para o grande público desta instituição, recorrendo a um estudo de três jornais de referência do Porto (Público, JN e DN) e aplicando um inquérito por questionário aos investigadores do CIIMAR. O estudo de caso demonstrou que os investigadores do CIIMAR consideram a divulgação científica bastante importante, que têm preocupação em divulgar o seu trabalho para o público em geral, essencialmente através de actividades desenvolvidas para as escolas e que efectuam press-releases para a imprensa. No entanto, após a análise das notícias publicadas nos jornais de referência durante o período de estudo e cruzando estes dados com os obtidos através do questionário, constatamos que a imprensa dá pouca visibilidade à investigação desenvolvida no CIIMAR. Research institutions are increasingly acknowledging the importance of scientific outreach in their activities. Public understanding of science is the main theme of this thesis. Following a research-action methodology based on an extensive bibliographic review and the case-study of the CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Interdisciplinary Centre for Marine and Environmental Research), this study aims at analyzing the problematic of scientific outreach of this institution. The findings of a comparative study of three mainstream newspapers (Público, JN and DN) are presented, as well as the results of a questionnaire sent to the CIIMAR’s researchers. The results of the case-study show that CIIMAR’s researchers consider scientific outreach as rather important, are concerned about informing the general public about their work, mainly through school activities, and that they are used to prepare pressreleases. However, the analysis of the sampled newspapers throughout the study period compared to the results obtained through the questionnaire shows that mainstream newspapers give little visibility to the research undertaken at CIIMAR. Considérée comme importante par les organismes de recherche, la divulgation scientifique vers le grand public est le thème abordé dans cette thèse. Suivant une méthodologie de recherche-action, basée sur une vaste révision bibliographique et la réalisation d’une étude de cas du CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Centre Interdisciplinaire de Recherche Marine et Environnementale), cette étude a pour but l’analyse de la problématique de la divulgation scientifique de cet organisme. Trois journaux de référence (Público, JN, et DN) ont été étudiés, et un questionnaire proposé aux chercheurs du CIIMAR. L’étude de cas démontre que les chercheurs du CIIMAR considèrent la divulgation scientifique comme importante, qu’ils cherchent à informer le public en général sur leur travail, en particulier au travers d’activités dédiées aux scolaires, et qu’ils sont familiers avec la préparation de communiqués de presse. Cependant, l’analyse des journaux de référence comparée aux résultats obtenus au travers du questionnaire démontre que la presse donne peu de visibilité à la recherche faite au CIIMAR. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Jorge Pedro
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents