Document details

Inteligência emocional e gestão de conflitos em atletas de formação na modalidade de futebol com idades entre os 15 e os 19 anos

Author(s): Costa, Tiago Manuel Teixeira da

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/11717

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Inteligência emocional; Atletas de formação de futebol; Gestão de conflitos; Psicologia do desporto; Emotional intelligence; Training athletes in football; Conflict management; Sports psychology; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

O estudo da Inteligência Emocional e da Gestão de Conflitos tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante na formação de atletas, sendo que a Inteligência emocional tem vindo a ser definida pela habilidade que um sujeito tem de compreender, expressar, gerir e perceber emoções. Sendo que estes jovens atletas experienciam diversas emoções em campo no decorrer do jogo, assim como todos os agentes desportivos intervenientes no mesmo, torna-se importante compreender as competências destes para lidar com as emoções dos próprios, dos seus pares, mas também de outros agentes desportivos. Desta forma este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a Inteligência Emocional e a forma como esta se relaciona com a gestão de conflitos por parte dos atletas de formação, na modalidade futebol dos 15 aos 19 anos, em contexto competitivo. Na investigação participaram 56 sujeitos com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos (M = 17,09 ; Dp = 1,269). A recolha de dados foi efetuada através do preenchimento de três questionários: Questionário Sociodemográfico, Questionário de Competências Emocionais (ESQC) adaptado para a população portuguesa por Faria e Lima Santos (2005) e Questionário Breve de Gestão Construtiva de Conflitos. Os resultados sugerem que quanto maiores as habilitações literárias maiores as capacidades de gestão de conflitos dos jovens, sendo que quanto mais jovens maiores serão as competências emocionais dos participantes. Para além disso os valores registados a nível de competências emocionais são semelhantes aqueles que foram obtidos noutros estudos com idades semelhantes registando-se diferenças entre o grupo, assim como ao nível das habilitações literárias. Por sua vez no que diz respeito aos valores relacionados com as competências emocionais registaram-se valores mais reduzidos nos participantes mais velhos, podendo isso dever-se a um maior autoconceito. Também foi possível registar correlação entre a Capacidade de Lidar com a Emoção, a Perceção Emocional e a Expressão Emocional com a Anuência, a Dominância e o Compromisso.

The study of Emotional Intelligence and Conflict Management has become increasingly relevant in the training of athletes, and Emotional Intelligence has been defined by the ability that a subject has to understand, express, understand and perceive emotions. Since these young athletes experience different emotions on the field during the game, as well as all the sports agents involved in it, it becomes important to understand their skills to deal with the emotions of themselves, their peers, but also other agents. sports. In this way, this work was developed with the objective of evaluating Emotional Intelligence and the way in which it relates to conflict management on the part of training athletes, in the football modality from 15 to 19 years old, in a competitive context. The investigation involved 56 subjects aged between 15 and 19 years (M = 17.09 ; SD = 1.269). Data collection was carried out by completing three attempts: Sociodemographic Questionnaire, Emotional Competence Questionnaire (ESQC) adapted for the Portuguese population by Faria and Lima Santos (2005) and Brief Questionnaire on Constructive Conflict Management. The results suggest that the higher the educational qualifications, the greater the conflict management capabilities of young people, and the younger the greater the emotional skills of the participants. In addition, the values registered in terms of emotional competences are similar to those obtained in other studies with similar ages, registering differences between the group, as well as in terms of educational qualifications. In turn, with regard to values related to emotional competences, lower values were recorded in older participants, allowing this to be due to a greater self-concept. It was also possible to record the ability to Deal with Emotion, Emotional Perception and Emotional Expression with Consent, Dominance and Commitment.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Ana
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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