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Educação Baseada em Resultados

Author(s): Barros, Maria Licínia da Costa cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/1588

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Educação Baseada em Resultados (OBE); Declaração de Bolonha; Resultados das Aprendizagens; Formação Pós-graduada; Outcome Based Education (OBE); Bologna Declaration


Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática – Sistemas de Informação e Multimédia. O processo de Bolonha representa um forte desejo dos países participantes de desenvolver reformas nos sistemas de ensino e compromete-os a criar «a mais competitiva e dinâmica economia baseada em conhecimento do mundo», Procura também reforçar a atractividade e a competitividade das instituições de Ensino Superior na Europa através da criação do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). Este trabalho surge da necessidade denotada na mudança de paradigma do Ensino Superior que, nos dias de hoje, se atravessa. O corpo discente tem vindo a sofrer alterações na sua forma e nos seus objectivos. Exemplos dessas alterações são o número de alunos que encontramos a nível nacional no regime de reingresso, denominado de “Maiores de 23”, bem como, o aumento de procura de formação pós-graduada nas várias vertentes, especialmente a não académica. Esta dissertação propõe um modelo orientado para a Educação Baseada em Resultados (OBE), que foi desenhado e aplicado nos cursos de formação pós-graduada da UFP, enquadrados na Corporate Education. É proposto que os resultados da análise das experiências tidas, possam guiar o desenvolvimento do Sistemas de Informação necessário para incluir a OBE no processo de gestão das Instituições de Ensino Superior. The Bologna process embodies a strong desire for the participating countries to pursue reforms in education and commits them to creating "the most competitive and dynamic knowledge-based economy of the world” It also seeks to enhance the attractiveness and competitiveness of higher education institutions in Europe through the creation of the European Higher Education Area (EHEA). This work is a result of the need felt with the change of the paradigm of higher education. The student body has undergone changes in its form and its objectives. Examples of these changes are the number of students who meet the national regime of "Maiores de 23" and the increased demand for postgraduate training in various areas, especially non-academic. This dissertation proposes a model oriented towards an Outcome Based Education (OBE), which was designed and implemented in UFP’s Postgraduate courses, set in the Corporate Education. It is expected that the results of analysis of previous experiences can guide the development of information systems necessary to include the OBE in the management of higher education institutions
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gouveia, Feliz Ribeiro
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