Author(s):
Costa, Sidónio Fernandes
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/2947
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Poder; Negociação; Autoridade; Clima; Participação; Liderança; Autonomia; Power; Negotiation; Authority; Climate; Participation; Leadership; Autonomy
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar.
O presente Relatório inicia-se com uma breve apresentação do percurso profissional do mestrando, bem como por uma caracterização sumária da Escola Secundária de Tábua antes de 2002 e após 2002, respectivamente no I e II capítulos. Segue-se uma análise reflexiva do quadro sociopolítico e legal desde 1986 até ao presente, sendo possível ver a evolução da produção legislativa e a forma como a ideologia política vai marcando os diferentes normativos publicados. No IV capítulo é tratado todo um quadro teórico que passa pela escola como organização específica, pelos conceitos, por diferentes teorias organizacionais, pelos diferentes tipos de poder e autoridade, pelo conceito de conflito e negociação, pelo clima de escola, autonomia e participação, pelo modelo de escola dependente e escola autónoma e pelos diferentes tipos de liderança, tendo sempre presente a interligação à prática de gestão. No V capítulo evidenciam-se algumas acções empreendidas, bem como alguns projectos inovadores implementados que contribuíram e contribuem, decisivamente, para a melhoria do processo educativo. This Report begins with a brief presentation of the Master degree student's career, as well as a summarized characterization of Escola Secundária de Tábua before 2002 and after 2002 respectively in Chapters I and II. The following is a reflective analysis of the socio-political and legal framework since 1986 to the present, allowing seeing the evolution of the legislative process and how the political ideology keeps marking the different normative published. In Chapter IV is treated throughout a theoretical framework passing through school as a specific organization, concepts, different organizational theories, different types of power and authority, concept of conflict and negotiation, climate of school, autonomy and participation, dependent school and autonomous school models and different types of leadership, bearing in mind the connection to the practice of management. In Chapter V some undertaken actions are pointed, as well as some innovative projects implemented that have contributed and contribute decisively to the improvement of the educational process.