Author(s):
Sousa, Maria Isabel Martins de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/3588
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Aprendizagem; Inclusão; Tarefa de investigação; Trabalho colaborativo; Comunicação matemática; Learning; Inclusion; Investigative tasks; Colaborative work; Mathematical communication
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor
A presente investigação decorre de um estudo com dois anos de experimentação realizado numa turma de 1º ciclo, referente ao novo Programa de Matemática do Ensino Básico. O problema em estudo centra-se no insucesso na Matemática e a relevância de algumas das orientações metodológicas do PMEB como fator de aprendizagem e inclusão, evidenciando os processos vividos pelos alunos na realização de tarefas matemáticas de investigação, as suas interações e a forma de desenvolver uma matemática ao alcance de todos.