Document details

O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de Down

Author(s): Ferreira, Filomena Damil

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/3611

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Síndrome de Down; Computador; Leitura, Software “Aprender a Ler com a Mimocas”; Down syndrome; Computer; Reading, Software “Learning with Mimocas”


Description

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor

O presente trabalho1 foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial e tem por objetivo verificar se o uso do software2 “Aprender a Ler com a Mimocas”, associado ao computador, influencia a aprendizagem da leitura em crianças com Trissomia 21. A opção deste tema prende-se com o gosto e apetência pessoal para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em particular o computador, uma vez que, cada vez mais, este é um meio atrativo de aprendizagem para quase todas as crianças. A falta de estudos significativos nesta área, e concretamente com crianças com Necessidades Educativas Especiais levou a uma grande curiosidade e pesquisa mais aprofundada para dar continuidade a este trabalho. Através de um estudo quase-experimental, tentou-se analisar se o uso do software, anteriormente mencionado, influencia a aprendizagem da leitura em crianças com Trissomia 21, e se existe, de facto, uma relação entre computador-software e aprendizagem da leitura em crianças com Trissomia 21. Paralelamente efetuou-se, também, um questionário, de forma a se poder analisar a perceção dos professores face à importância do uso do computador em crianças com Trissomia 21, com o intuito de corroborar ou não os resultados do estudo quase-experimental. Após a realização do estudo quase-experimental, constata-se que há um efeito benéfico do computador, associado ao software “Aprender a Ler com a Mimocas” na metodologia de ensino na aprendizagem leitura em crianças com Trissomia 21. Os resultados do questionário certificam as conclusões obtidas no estudo quase-experimental, uma vez que ressaltam a importância do uso do computador na aprendizagem da leitura em crianças com Trissomia 21. This work was performed under the Master of Science in Education: Special Education and aims to verify whether the use of the software "Learning to Read with Mimocas", associated with the computer, influences the learning of reading in children with Trisomy 21. The choice of this theme relates to the personal taste and appetite for Information and Communication Technologies (ICT), particularly the computer, since, increasingly, this is an attractive way of learning for almost all children. The lack of significant studies in this area, and specifically with children with Special Educational Needs has led to a great curiosity and further investigations to continue this work. Through a quasi-experimental study, we attempted to analyze whether the use of the software mentioned above, influences the learning of reading in children with Trisomy 21, and if there is indeed a relationship between computer software and learning to read in children with trisomy 21. In parallel, we performed also a questionnaire in order to be able to analyze the perception of teachers against the importance of computer use in children with Trisomy 21, in order to prove or disprove the results of quasi-experimental study. After performing quasi-experimental study, it appears that there is a beneficial effect of computer software associated with the "Learn to Read with Mimocas" in teaching methodology in learning reading in children with Trisomy 21. The results of the questionnaire certify the findings obtained in quasi-experimental study, since underscore the importance of computer use in reading acquisition in children with Trisomy 21.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Salete, Vanda de La
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents