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Cosmética capilar: estratégias de veiculação de ingredientes ativos

Author(s): Fernandes, Dulce Maria Ferreira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/3981

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Cabelo; Couro cabeludo; Champô; Cosméticos capilares; Hair; Scalp; Shampoo; Hair cosmetics


Description

Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas

O cabelo é uma parte importante da aparência física e apresenta uma importância psicológica muito forte, tanto para homens como para mulheres. O cabelo natural pode ter várias formas e várias cores, e estas variações naturais são uma parte importante da nossa identidade, e podem ser manipulados através da utilização de diferentes produtos cosméticos. Os cosméticos capilares são preparações destinadas ao contacto como cabelo e o couro cabeludo, com o objetivo de limpar, promover a atratividade, alterar a aparência, e/ou proteger ambos, mantendo-os em boas condições. Embora o champô seja a forma de cosmético capilar mais comum, destinado principalmente à limpeza do cabelo e do couro cabeludo, os consumidores dos dias de hoje desejam mais opções. Assim, as atuais formulações de champôs e dos outros produtos cosméticos capilares, estão adaptados para as variações associadas à idade, sexo, hábitos de cuidado capilar, e mesmo a problemas específicos relacionados com o couro cabeludo, tais como, caspa ou alopécia. O grande número de variáveis a ter em conta transforma a formulação de um produto cosmético capilar, num desafio que requer investigação contínua. Hair is an important component of body image and has tremendous psychological importance for both men and women. The natural hair can have various shapes and colors, and these natural variations are an important part of our identity, and can be manipulated by using different types of hair cosmetic products. Hair cosmetic agents are preparations intend for placing in contact with the hair and scalp, with the purpose of cleansing, promoting attractiveness, altering appearance, and/or protecting them in order to maintain them in good condition. Although shampoo has been the most common form of cosmetic hair treatment, primarily aimed at cleansing the hair and scalp, the present day consumer expects more options. Thereby, current shampoo formulations and others hair care products are tailored to the variations associated with age, gender, hair care habit, and specific problems relating to the condition of scalp, such as dandruff or hair loss. The great amount of variables to be accounted makes adequate product formulation a challenge and requires continuous research.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Rita
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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