Author(s):
Sousa, Diana Raquel Santos de
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/4527
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Estudo de caso; Esquizofrenia; Psicopatia; Case study; Schizophrenia; Psychopathy
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica e da Saúde
O presente trabalho assenta, em primeiro lugar, em pressupostos teóricos acerca da saúde mental e de algumas psicopatologias como é o caso da esquizofrenia, psicopatia e personalidade antissocial em crianças e adolescentes, fazendo-se uma caracterização das mesmas. De seguida, é apresentada a pesquisa realizada, que é de caracter qualitativo com as características específicas de estudo de caso, cujos objetivos são identificar possíveis diagnósticos e identificar os obstáculos ao processo de avaliação. Como instrumentos de avaliação, utilizámos a CBCL (Achenbach, 1991, citado por Fonseca et al., 1994), a WISC-III (Wechsler, 1992) o Teste Apercetivo de Roberts para Crianças (McArthur & Roberts, 1989) e o Eysenck Personality Questionnaire junior (Fonseca & Eysenck, 1989). Utilizámos, também, a observação das consultas de psicologia como meio de recolha de informação. Os resultados obtidos apontam no sentido da existência de traços de psicopatia e comportamentos antissociais por parte do participante, ainda que, por se tratar de um pré-adolescente, não possamos estabelecer um diagnóstico definido devido à sua fase bastante precoce no processo de desenvolvimento da personalidade. Apresentaremos no final uma proposta para a intervenção, no sentido de dar resposta ao pedido que o trouxe à consulta e de diminuir a sintomatologia psicopatológica, assim como promover uma melhor adaptação ao contexto escolar.
The present work builds, firstly, on theoretical assumptions about mental health and some psychopathologies, such as schizophrenia, psychopathy and antisocial personality disorder in children and adolescents and making a full characterisation of them. The presentation of the research carried out follows, taking into account the qualitative nature and specific features of a case study whose objectives are to identify possible diagnosis and to identify the obstacles in the assessment procedure. The following assessment tools were used CBCL (Achenbach, 1991, quoted by Fonseca, Simões, Rebelo, Ferreira & Cardoso, 1994), WISC-III (Wechsler, 1992), Roberts Apperception Test for Children (McArthur&Roberts, 1989) and Eysenck Personality Questionnaire junior (Fonseca &Eysenck, 1989). Further data was also gathered by means of the observation of psychological consultations. The study outcomes show that the participant presents some psychopathical traits. However, since we are dealing with a pre-adolescent, it is not possible to establish a defined diagnosis due to the early stage of development of the particpant’s personality. Finally we present an intervention proposal so as to meet the request that led the participant to the consultation, to reduce the psychopathological symptomatology and to promote a better adaptation to school.