Author(s):
Santos, Vera Cristiana Carrasquinho Mira dos
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/4810
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Educação pré-escolar; Competências matemáticas; Competências de literacia emergente; Preschool education; Mathematical skills; Emerging literacy skills
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária
A literatura tem vindo a evidenciar a importância das competências de literacia emergente na aprendizagem da leitura e da escrita (Leal, Peixoto, Silva & Cadima, 2006). As competências de leitura e de matemática encontram-se relacionadas, por isso, crianças com dificuldades numa das áreas apresentam uma elevada probabilidade de indicar dificuldades na outra (Barberisi, Katusic, Colligan, Weaver & Jacobsen, 2005; Duncan et al., 2007). Esta influência entre ambas as competências surge ainda no período pré-escolar (Hooper, Roberts, Sideris, Burchinal & Zeisel, 2010). No presente estudo o objetivo principal é analisar a relação entre as competências matemáticas e as competências de literacia emergente em crianças na educação pré-escolar. Esta investigação encontra-se inserida em dois amplos projetos, designados “A Ler Vamos…” e “Matiga – Matemática Amiga”, que estão a ser implementados pela Câmara Municipal de Matosinhos, em colaboração com diferentes agrupamentos de escolas do concelho. Participam nestes projetos crianças em idade pré-escolar. Neste caso os participantes abrangem idades entre os 3 anos e 11 meses e os 4 anos e os 11 meses de idade. Deste modo, para analisar esta relação recorreu-se às provas: Avaliação da linguagem oral (Sim-Sim, 2004); Bateria de Provas Fonológicas e de linguagem escrita, (Silva, 2003); Reconhecimento de Letras (Silva, 2004); Tarefa Ditado de Pseudopalavras; TEMA-3 designado Teste de Competências em Matemática, (Cadima, Abreu-Lima, Gomes, Coelho, Lobo, e Ramalho, 2008). Os resultados mostram que as competências de literacia emergente apresentam correlação significativa com as competências de matemática, à exceção da dimensão de supressão da sílaba. Relativamente às diferenças de desempenho entre sexos é possível afirmar que as meninas apresentam desempenhos médios superiores aos meninos, sobretudo na tarefa de análise silábica. Foi ainda possível apurar que não existem diferenças estatisticamente significantes entre agrupamentos no que diz respeito às competências de matemática e de literacia emergente, com exceção da análise silábica.
Recent literature has come to demonstrate the importance of emergent literacy related to reading and writing skills (Leal, Peixoto, Silva & Cadima, 2006). Reading and mathematic skills are related; therefore, children with difficulties in one of these fields face high probability of encountering difficulties in the other (Barberisi, Katusic, Colligan, Weaver & Jacobsen, 2005; Duncan et al., 2007). The influence between both skills emerges during the preschool period (Hooper, Roberts, Sideris, Burchinal & Zeisel, 2010). The main objective of this study is to analyze the relationship between mathematical skills and emergent literacy skills in preschool education. This investigation lies within two wide projects designated by “A Ler Vamos…” and “Matiga – Matemática Amiga”, currently implemented by the City Hall of Matosinhos, in collaboration with several groups of schools within the county. Children of preschool age participate in this study, that is, aged running from 3 years and 11 months to 4 years and 11 months. Therefore, in order to analyze this relation, numerous evaluations were made within oral speaking (Sim-Sim, 2004); Phonological Awareness Battery, (Silva, 2003) and writing skills testing; “Letter Recognition” (Silva, 2004); Pseudoword Dictation Task, (Martins, 2010); TEMA-3 designated Mathematics Skills Test, (Cadima, Abreu-Lima Gomes, Coelho, Lobo & Ramalho, 2008). The results show that the emerging literacy skills show significant correlation with mathematical skills, with the exception of syllable suppression. The results of the study show differences in performance between both sexes, demonstrating that girls present higher average performance than boys, especially in the field of syllable analysis. It was also possible to conclude that there are no statistically significant differences between the study groups regarding mathematical skills and emergent literacy with the exception of syllabic analysis.