Author(s):
Pereira, Ricardo Ferreira Vivas
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/5002
Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Subject(s): Redes; Networking; Marketing pessoal; Marketing boca-a-boca; Networking; Personal Marketing; Marketing Word-of-Mouth
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
No presente contexto económico de crise e declínio económico global, marcado pelo elevado grau de risco e incerteza no sector empresarial, são colocados diariamente desafios às empresas no sentido de as mesmas conseguirem prosperar e sobreviver, num ambiente cada vez mais global e competitivo. Em concreto, no caso Português, a crise económica, fez com que as empresas e empresários tivessem de delinear novas estratégias e reunir todos os recursos disponíveis para assim se tornar possível competir num mercado global, tendo em conta que a maioria do sector empresarial é constituído por PME´s, tal facto demonstra ser determinante. Deste modo, o presente estudo apresenta como principal objetivo analisar as vantagens e implicações da prática do networking no círculo empresarial em Portugal, ou seja, discernir quais os benefícios que resultam para os indivíduos que se encontram a atuar nesta tipologia de networking. A metodologia de investigação centrou-se essencialmente na necessidade de estudar a temática ao nível teórico assente na revisão bibliográfica disponível, sendo posteriormente ser possível investigar o caso de estudo em questão. Assim o networking desempenha um papel preponderante no universo empresarial, pois promove os negócios em conjunto, promove as parcerias, intercâmbios de conhecimento e acima de tudo a visibilidade, credibilidade e rentabilidade dos indivíduos e empresas.
In the present economic climate crisis and global economic decline, marked by high degree of risk and uncertainty in the business sector, they are placed daily challenges for companies to get the same thrive and survive in an increasingly global and competitive environment. Specifically, in the Portuguese case, the economic crisis has made companies and entrepreneurs had to devise new strategies and gather all available resources to thus become possible to compete in a global market, given that most of the business sector consists by SMEs, this fact proves to be decisive. Thus, the present study has as main objective to analyze the advantages and networking practice implications in the business circle in Portugal, that is, to discern what benefits afforded to individuals who are to act in this type of networking. The research methodology focused mainly on the need to study the issue to the theoretical level based on available literature review, and subsequently be possible to investigate the case study in question. So networking plays a major role in the business world, it promotes business together, promotes partnerships, knowledge exchange and above all the visibility, credibility and profitability of individuals and businesses.