Document details

Avaliação diagnóstica e seu impacto na aprendizagem: um estudo de caso em Escola de Governo no Brasil

Author(s): Mastella, Patrícia Viana

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/5530

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Avaliação; Avaliação diagnóstica; Ensino-aprendizagem; Escola de governo; Cultura avaliativa; Gestão; Evaluation; Diagnostic evaluation; Teach-learn; Government school; Evaluative culture; Management; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Cada vez mais as escolas de governo assumem uma posição estratégica apoiando o Estado no aperfeiçoamento dos servidores públicos e dos serviços prestados por eles. A questão qualitativa que perpassa a atuação dessas escolas deve ser atentamente discutida por conta dessas implicações. Por isso, nesse cenário, buscou-se realizar um estudo de caso na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, escola de governo localizada em Brasília - Brasil. O objetivo geral da investigação foi verificar se a utilização da avaliação diagnóstica nos processos de avaliação dos cursos de formação e aperfeiçoamento da área de administração pública oferecidos pela Escola potencializa o grau de aprendizagem discente. Para levantar essa resposta e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem, o público alvo escolhido foi a turma de dezembro/2015 do curso Fundamentos do Pregão Eletrônico. A partir da aplicação de uma avaliação diagnóstica junto aos alunos do curso, foi possível levantar dados importantes sobre as práticas pedagógicas e a estrutura do curso. Dos aspectos positivos, é possível ressaltar que a ênfase prática do curso confirmou-se de forma eficaz nas avaliações, até mesmo pelo perfil levantado dos alunos, contudo, um dos pontos frágeis que mais chamou a atenção durante a pesquisa foi o aspecto do cumprimento dos objetivos de aprendizagem. A avaliação diagnóstica revelou que metade da turma não se sentia apta as competências propostas pela ENAP. Ao final, foi possível confirmar a importância da avaliação diagnóstica como instrumento de avaliação e construção do conhecimento, propondo-se a sua implantação no curso Fundamentos do Pregão Eletrônico e, além de outras recomendações, a formação de uma cultura avaliativa na escola baseada na reflexão e na ação estratégica, que da mesma forma que um escultor, vai lapidando o processo educacional. O tema não finda com a obtenção e análise dos dados apresentados na pesquisa mas traz contribuições relevantes para a comunidade científica e poderá ainda, ser material importante para estudos futuros na área da excelência da Gestão Pública relacionada às escolas de governo.

In order to support the State, as far as the public employees enhancements in the educational field is concerned, more and more government schools have taken a strategic position. Since the public employees specialization reflects on the services delivered to society, the education quality offered by these schools must be taken into consideration and properly discussed. For this reason, a study case was developed concerning - The National School of Public Administration ENAP, Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, a government school located in Brasilia - Brazil. The overall purpose in this investigation was to analyze the diagnostic evaluation in the assessment process of the enhancement and training courses in the public administration area offered by the school and how much it potentializes and empowers the level of the learning process. To answer this question and find out its relation to the teaching-learning process, the target audience chosen was the 2015 class enrolled in the course “Electronic Auctions Basics”. Starting with a diagnostic evaluation along with the students, important facts were raised concerning the educational practices and the course structure. It is possible to highlight the positive aspects, such as its effective practical emphasis, even through the students profile. However, one of the fragile points that stands out during the study was the learning purposes accomplishments. The evaluation shows that half of the class does not feel confident and capable to achieve the abilities proposed by the school. At the end of the study, it was possible to confirm the relevance and helpfulness of the diagnostic evaluation and the construction of knowledge by proposing its use in the course “Electronic Auctions Basics”. Besides other recommendations, it is crucial that an evaluative culture in the school based on reflection and strategic action is applied, slowly building the educational process.The subject does not reach its end with the data and the information presented in this study, but it contributes to the scientific community and can serve as important material for future studies in the area of excellence in Public Management related to government schools.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Isabel Pereira; Machado, Liliane Campos
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents