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Inclusão, Direitos Humanos e Igualdade: educar para a diferença

Author(s): Costa, Andreia Esteves

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/5645

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia


Description

O presente estudo denominado “Inclusão, Direitos Humanos e Igualdade: Educar para a diferença” direcionou-se para a temática da deficiência física evidente. Partindo do mestrado em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento, incidimos o nosso estudo na temática dos direitos humanos associada à da inclusão. A diferença, usualmente, origina exclusão em virtude de que o que é diferente não é socialmente aceite. Vivemos numa sociedade formatada para o “normal” em que o “normal” apresenta-se sempre como um modo de supressão gradual da diferença e da uniformização da diversidade e onde dificilmente encaixa a “diferença”. Uma das áreas onde se verifica tratamento diferenciado é a nível da deficiência que, não sendo entendida pela sociedade, gera um ciclo vicioso que dificilmente se quebra. Para tal, a escola terá de desempenhar um papel de extrema importância, modificando mentalidades, promovendo a deficiência, para que no futuro esta não seja encarada como uma diferença, mas como uma mais-valia no processo de singularidade e de diversidade humanas. Os comportamentos e os movimentos de transformação não podem ser impostos, mas devem ser introduzidos, compreendidos e modificados, pois só desta forma podem servir como alavanca de suporte para uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais humana, pois está nas mãos de cada um de nós, educadores, formar futuros cidadãos conscientes, ativos e responsáveis. A sociedade atual vive momentos conturbados decorrentes de interesses geopolíticos e estratégicos que potenciam conflitos armados, em que cada vez mais a população é indiscriminadamente afetada. Uma das consequências destes conflitos é a deficiência física evidente, aqui explorada, e que é uma realidade inerente à nossa prática profissional. Todos os dias são colocados em questão os direitos humanos de quem tem que conviver diariamente com ambientes bélicos. Apesar da sociedade portuguesa estar pouco desperta para esta realidade, pareceu-nos pertinente levar esta temática para a escola tentando explorar as perceções de crianças face à deficiência física evidente, quando observada noutras crianças, em ambiente escolar. Fizemos a aplicação de diversos métodos (inquéritos, visualização de imagens e vídeo, atividades de simulação de deficiência), atividades práticas em ambiente escolar que nos permitissem atingir o nosso objetivo geral. Posteriormente, foi realizada a interpretação de dados decorrentes da aplicação da metodologia, quer quantitativamente, quer qualitativamente efetuada a sua análise e retiradas conclusões.

The present study is focused on physical disability. Starting from the masters in Humanitarian Action, Cooperation and Development, we focus our study on theme of human rights associated with inclusion. Difference often generates exclusion since what’s different is not socially accepted. We live in a society that is formatted to what is “normal” and where this concept always works as a way to gradually suppress difference and to standardize diversity. One of the fields where we can observe the difference in treatment is disability. Since it is not understood by society, it generates a vicious cycle that is hardly ever broken. For that to happen, school must perform an extremely important role shaping minds, to promote disability in way that in the future it won’t be viewed as a difference but as an added value in the process to human singularity and diversity. Our society is living troubled times caused by geographic, political and strategic interests that potentiate armed conflicts where population is more and more affected. One of the consequences of these conflicts is the physical disability that is explored here and that is a reality inherent to our professional practice. Every day, the rights of those who live in war environments are put at stake. Although the portuguese society is not very aware of this reality, it seemed relevant to take this theme to school to explore children’s perception towards physical disability when observed in other children in school environment. We applied different methods (inquiries, image and video display, activities to simulate disability); practical activities in school environment that allow us to achieve our main goal. Afterwards we analyzed the data from the application of the methodology, quantitatively and qualitatively, after it being analyzed and concluded. From this studied we conclude that most of the participants show a good and correct point of view on physical disability, although It seemed that there isn’t a clear knowledge of the diverse sides of disability. The application of our investigation work is proven to cause changes in the way the participants deal with disability, leading us to assume that this is an important matter to be elaborated at our schools.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Luís
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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