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Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita e a Intervenção Educativa com o Recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação: as perceções de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Rodrigues, Gabriel de Jesus

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/6040

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem; Leitura; Escrita; Tecnologias de informação e comunicação; Perceções de professores; Learning; Learning difficulties; Reading; Writing; Information technologies; Perceptions teachers; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

O presente estudo debruça-se sobre as perceções de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) dos Agrupamentos de Escolas da Damaia e de Padre Vítor Melícias, quanto às dificuldades de aprendizagem (DA) na leitura e na escrita dos alunos e o apoio que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem oferecer. A metodologia adotada, de caráter quantitativo, teve por base um questionário adaptado de um estudo de Silva (2013) e, posteriormente, procedeu-se à sua validação. A recolha de dados foi feita através de um inquérito por questionário ao qual responderam 68 professores do 1º CEB. Para o tratamento e análise dos dados foi utilizado o software IBM SPSS versão 22.0 para Windows IBM (Corporation, New York, USA). Os resultados obtidos neste estudo corroboram os objetivos do mesmo. Segundo esta investigação sobre as perceções de docentes do 1º CEB quanto à prática pedagógica com alunos com DA, na leitura e na escrita, através da utilização das TIC, tecem-se as seguintes considerações. Uma intervenção educativa adequada efetuar-se-á com maior frequência se os Agrupamentos de Escolas/Escolas disponibilizarem (mais) TIC adequadas a alunos com DA na leitura e escrita, e será um contributo para a aprendizagem das suas competências básicas. Verificou-se que existe necessidade percecionada de formação e atualização de conhecimentos apesar dos docentes terem, ou não, frequentado formação específica nas áreas das TIC. Constatou-se também que a idade influencia a necessidade de formação e atualização de conhecimentos na área das TIC, observando-se maior necessidade de formação pelos professores com mais de cinquenta anos. Grande parte dos professores afirma que é necessária formação e atualização de conhecimentos nesta área. Quanto à preparação da prática docente através da utilização de recursos informáticos, consideram que promovem e se verificam progressos na aprendizagem na leitura e da escrita nos alunos com DA. Notou-se ainda que o género dos docentes influencia a frequência de utilização das TIC no desenvolvimento da prática letiva, uma vez que nesta amostra os docentes do género masculino recorrem mais às TIC.

The current research intends to study the perceptions of primary teachers from Agrupamentos de Escolas da Damaia e de Padre Vítor Melícias, as for students writing and reading learning difficulties (LD) and the support that Information Technologies (IT) may offer in these cases. The adopted methodology was quantitative, using an inquiry adapted from a Silva’s study (2013) that further on was validated. The data gathering was made through a survey, answered by 68 primary teachers. The handling and assessment of data was made with the use of IBM SPSS version 22,0 software from Windows IBM (Corporation, New York, USA). The obtained results from this study were consistent with the initial goals. According to this research about primary teachers perceptions on their teaching, with students that have writing and reading learning difficulties, using IT, we can reach the following considerations. An effective educative intervention will occur more frequently if the School Groupings/Schools provide (more) IT tools suited to students that have reading and writing learning difficulties, and therefore it will be a significant contribution to develop their basic learning skills. It was observed the perceived need of IT training and updating, in spite of the teachers having, or not, attend specific training. It was also clear that the age affects this need of training and updating of IT skills, as teachers with more than fifty years old show a greater need of training in this subject. A big part of teachers state that is necessary IT training and updating. Regarding teaching practice using IT resources, they believe that this kind of resources promote and effective develop reading and writing skills in students with learning difficulties. Moreover it was perceived that the teacher’s gender as an impact on the frequency that the IT resources are used in classes, since in this sample male teachers use it more.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Madeira, Leocádia
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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