Document details

O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial

Author(s): Fernandes, José Eduardo

Date: 2016

Origin: Oasisbr

Subject(s): Ensino Superior; Sociedade do Conhecimento; Sociedade da Informação.; University, Higher Education; UNESCO; Banco Mundial; Information Society; Knowledge Society; FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO


Description

Submitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2016-09-07T00:24:01Z No. of bitstreams: 1 JOSE EDUARDO FERNANDES_Dissertacao_Entrega_V03.pdf: 311747 bytes, checksum: f65e3b64bc734b62978265900cce2bb8 (MD5)

Made available in DSpace on 2016-09-07T00:24:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSE EDUARDO FERNANDES_Dissertacao_Entrega_V03.pdf: 311747 bytes, checksum: f65e3b64bc734b62978265900cce2bb8 (MD5) Previous issue date: 2015-08-27

This thesis is attached to the research 1 – Educational Institution: Organization and Management, from the Master’s Program in Education of the Oeste Paulista University (UNOESTE – Presidente Prudente – SP), and analised that the society is situated in a paradigm which the information spreads quickly and this is happening due to the fact of the using of range of technologies which allows the available as well as this information exchanged through spread people all over the world. Thus this technologies allow people who are connected through a extended network which, paradoxically, keep them so close and so distant at the same time, characterized virtual interaction spaces. This analysis came from official documents from UNESCO and Banco Mundial in comparison of guidelines designed by this institutions to the countries in development which includes Brazil. Factors like globalization, opening and expanding transnational economies are also determinants in this new information paradigm as well as in educational process through the consequences of this transnationality of the information and knowledge; their impacts and perspectives from the results gotten with the existent educational politics. Thus its objective concentrated in understand the Higher Education, its demands and perspectives within called “Information and Knowledge” Society in the globalization context, in UNESCO and Banco Mundial perspective as well as Brazil’s position in front of these two proposes. Within this context the option made was work with the bibliographic research and documentation to reflect about Higher Education, its demands and perpectives within called “Information and Knowledge” Society.

A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa 1 – Instituição Educacional: Organização e Gestão, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE – Presidente Prudente – SP), e analisou que a sociedade situa-se em um paradigma em que a informação se propaga velozmente, e isso está acontecendo devido ao fato da utilização de uma gama de tecnologias informacionais que permitem a disponibilização, bem como a troca dessa informação por pessoas dispersas em todas as partes do mundo. Assim, essas tecnologias permitem que os sujeitos estejam conectados por meio de uma grande rede que, paradoxalmente, os mantém, ao mesmo tempo, tão próximos e tão distantes, caracterizando espaços de interação virtuais. Essa análise partiu de documentos oficiais da Unesco e Banco Mundial, na comparação das diretrizes por estas instituições desenhadas para os países em desenvolvimento, incluindo-se entre eles o Brasil. Fatores como globalização, abertura e expansão de economias transnacionais também são fatores determinantes nesse novo paradigma da informação, como também nos processos educacionais, pelas consequências dessa transnacionalidade da informação e do conhecimento; seus impactos e perspectivas a partir dos resultados obtidos com as políticas educacionais existentes. Assim, seu objetivo geral concentrou-se em compreender o Ensino Superior, suas demandas e perspectivas na chamada sociedade da informação e do conhecimento no contexto da globalização, na perspectiva da UNESCO e do Banco Mundial, bem como a posição do Brasil diante das duas propostas. Nesse contexto, fez-se a opção por trabalhar com a pesquisa de levantamento bibliográfico e documental a fim de refletir sobre o Ensino Superior, suas demandas e perspectivas na chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents