Author(s): Costa, André D. ; Lameiras, Joana ; Gonçalves, Celina ; Saraiva, Linda Maria Balinha ; Lopes, Vitor P.
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/19855
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Validação; PMSC
Author(s): Costa, André D. ; Lameiras, Joana ; Gonçalves, Celina ; Saraiva, Linda Maria Balinha ; Lopes, Vitor P.
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/19855
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Validação; PMSC
A proficiência das crianças nas habilidades motoras básicas (HMB) (por ex. lançar, pontapear e saltar) está associada aos níveis de a'vidade Msica habitual (AF)(1). A perceção da competência motora também parece desempenhar um papel importante na mo'vação para a AF (2). Harter e Pike publicaram um instrumento de avaliação da competência percebida para crianças da segunda infância (4 a 8 anos de idade)(3). Contudo, embora avalie a perceção da competência Msica em termos das ações Wpicas ou genéricas das crianças, tais como apertar os cordões dos sapatos ou baloiçar num baloiço, não avalia de forma adequada a competência percebida no 'po de habilidades motoras subjacentes aos desportos e jogos Wpicos da infância e de outros períodos etários posteriores. O desenvolvimento de um instrumento de avaliação da competência motora percebida (CMP) mais específico irá permi'r uma melhor e mais aprofundado esclarecimento das relações entre a competência motora (CM), a CMP e a AF nas crianças.