Document details

Porque quero ser professor?: motivações e expetativas dos estudantes

Author(s): Patrício, Maria Raquel

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/22663

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Formação inicial; Motivações e expetativas dos estudantes; Licenciatura em educação básica


Description

Nos últimos anos assistimos ao crescente descontentamento da classe docente. Inúmeras razões têm contribuído para que muitos professores se sintam desmotivados, nomeadamente pelo seu trabalho não ser valorizado pela sociedade, indisciplina e violência nas escolas, excesso de trabalho burocrático, instabilidade na carreira, envelhecimento da população docente, a elevada proporção de pessoal não permanente, o insuficiente investimento na educação ao nível da despesa pública, e as lacunas na integração e no desenvolvimento profissional contínuo. Face a este panorama, surgiram as seguintes interrogações: o que levará ainda os estudantes a querer serem professores? Quais as suas motivações e expetativas? O presente trabalho visa conhecer os motivos que levam os estudantes a escolher a docên- cia como profissão e identificar, no geral, as suas expetativas em relação ao futuro da Educação e, em particular, ao papel do professor. Neste sentido, foi elaborado um inquérito por questionário destinado aos estudantes que no presente ano letivo (2019/2020) frequentam o 1.o ano do curso de educação básica de uma instituição de ensino superior em Portugal. A metodologia é de natureza predominan- temente quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário. Este instrumento foi particularmente elaborado para o efeito incluindo três questões de resposta aberta. Os dados ainda estão a ser recolhidos (até ao final de janeiro de 2020) e as respostas serão tratadas qualitativamente utilizando um procedimento de análise de conteúdo. Seguidamente, será realizada a análise e discus- são dos dados que permitirá compreender e interpretar a realidade em estudo. Finalmente, com o conhecimento alcançado teceremos as devidas ilações e, caso se justifique, serão delineadas algumas estratégias de intervenção junto dos futuros professores ou propostas no âmbito da formação inicial de professores e educadores.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents