Document details

A emergência de referenciais de competências para a capacitação digital​ docente

Author(s): Loureiro, Ana Cláudia ; Meirinhos, Manuel ; Osório, António

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/23651

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Competências digitais; Formação docente; Referenciais educacionais.


Description

O presente estudo apresenta uma introdução à análise de seis referenciais de competências digitais elaborados pela União Europeia, ISTE, UNESCO, Portugal, França e Espanha, à luz da importância que essas organizações e países dão ao desenvolvimento das competências digitais docentes, necessárias para a efetiva integração das tecnologias em contexto de aprendizagem.Temos como objetivo identificar as conceções de educação e formação docente defendidas por esses países e organizações. Faremos uma análise listada de cada referencial, com base no seu desenvolvimento, objetivos, principais áreas de competências e diretrizes fundamentais. Abordaremos a relação entre os referenciais e a competência digital docente e, no final, apresentamos uma reflexão conclusiva. A escolha dessas instituições como referências na análise do tema sobre formação de professores está ligada ao papel que estes organismos desempenham em relação à educação, o que tem se manifestado por meio de documentos, da divulgação de relatórios de pesquisa e das recomendações oferecidas aos Estados-Membros e a outros. A partir da análise feita verificou-se que essas organizações sustentam que a educação representa um papel-chave para o desenvolvimento econômico e social, destacando-se a importância do professor e de sua formação contínua para a qualidade do ensino. O estudo poderá contribuir com o conhecimento científico acerca do tema, para futuros investigadores e projetos na área da formação e competências digitais docentes.

This study presents an introduction to the analysis of six digital competence references developed by the European Union, ISTE, UNESCO, Portugal, France and Spain, in the light of the importance that these organizations and countries give to the development of the digital teaching competences, necessary for the effective integration of technologies in a learning context. We aim to identify the conceptions of education and teacher training defended by these countries and organizations. We will do a listed analysis of each reference, based on its development, objectives, main areas of competence and fundamental guidelines. We will approach the relationship between the references and the digital teaching competence, and in the end, we present a conclusive reflection. The choice of these institutions as references in the analysis of the theme on teacher training is linked to the role that these bodies play in relation to education, which has been manifested through documents, the dissemination of research reports and the recommendations offered to the Member States. Members and others. From the analysis made it was found that these organizations maintain that education represents a key role for economic and social development, highlighting the importance of the teacher and his continuous training for the quality of teaching. The study may contribute with scientific knowledge on the subject, for future researchers and projects in the area of training and digital skills for teachers

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents