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Prática de ensino supervisionado em educação pré-escolar

Author(s): Fernandes, Ana Rita Clemente cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/4235

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação pré-escolar; Relação escola-família; Envolvimento parental; Crianças; Preschool education; School-family relationship


Description
Orientado por Mestre Manuel Luís Pinto Castanheira O trabalho que aqui se apresenta corresponde ao relatório de estágio de Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e resulta de uma investigação que se enquadra numa abordagem explicativa da problemática da relação Escola/Família e a sua influência no desenvolvimento e educação das Crianças. Assim, procurou-se, através de uma abordagem de carácter predominantemente qualitativo, questionar as interacções do quotidiano do Jardim de Infância com o contexto familiar das crianças, constituindo-se para o efeito os seguintes objectivos: (i) Incentivar a participação das Famílias das crianças que frequentam a Instituição (estabelecimento de ensino) no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a Comunidade; (ii) Demonstrar a importância e os benefícios da cooperação entre a Instituição (estabelecimento de ensino) e a Família das crianças no sucesso educativo destas; (iii) Conceber estratégias no sentido de envolver as Famílias/Comunidade na acção educativa. Para a consecução dos objectivos propostos convoca-se um quadro teórico que analisa, por um lado as relações Jardins de Infância – famílias, e por outro lado, o envolvimento que se deve esperar de cada um, num contexto de uma instituição de Educação Pré-escolar num meio rural. A análise dos dados empíricos, permite evidenciar que o Jardim de Infância deve operar, incansavelmente, diversas maneiras de despertar na família o acompanhamento no desenvolvimento das crianças, como facilitador do processo de um crescimento saudável, integrador e bem sucedido das crianças. Este trabalho, evidencia igualmente as virtudes desta cooperação, bem como apresenta propostas de consolidação deste envolvimento e cooperação e a um “abrir portas” de ambos os lados.This is the probation report of Supervised Teaching Practice in Master of Preschool Education and it is the result of a research work that is part of an explanatory approach to the problematic of the relationship between School and Family and its influence on the children’s development and education. Thus, through a predominantly qualitative approach, questioning the everyday interactions of the Kindergarten with the children’s family background, the following objectives were established: (i) to encourage the participation of the families of the children attending the institution (the kindergarten) in the educational process as well as to establish effective cooperation relationships with the Community, (ii) to demonstrate the importance and benefits of the cooperation between the institution (the kindergarten) and the family in the educational success of their children (iii) to devise strategies to involve families and the community in the educational activity. To achieve these stated objectives we adopted a theoretical framework that analyzes on the one hand the relationship between the Kindergarten and the families, and on the other hand the involvement that is expected from each part, in the context of a pre-school, in a rural setting. The analysis of the empirical data shows that the kindergarten must work tirelessly in various ways to raise the family’s awareness about children's development, acting also as a facilitator of the process to raise healthy, integrated and successful children. This work also highlights the virtues of this cooperation and presents proposals to consolidate this cooperation and involvement as well as to "open doors" on both sides.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castanheira, Manuel Luís Pinto
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