Document details

Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de ...

Author(s): Costa, Jacinta Casimiro da cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/5321

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Criatividade; Técnicas da criatividade; Ensino; TIC; Aprendizagem on-line


Description
O presente estudo centra-se na temática da criatividade e, mais especificamente, na verificação do exercício de técnicas da criatividade como ferramentas de desenvolvimento do processo criativo num ambiente de aprendizagem on-line. Pretendeu-se transpor técnicas da criatividade utilizadas comummente no contexto de sala de aula para o desenvolvimento da criatividade, para um ambiente de aprendizagem on-line, analisando o impacto que estas teriam na realização de um projecto pela sua integração no início da sua execução. Este projecto englobou duas metodologias de estudo para atingir a finalidade e objectivos propostos – o estudo de caso e a investigação-acção –, tratando-se ainda de um estudo transversal. A análise e tratamento de dados foram essencialmente de carácter qualitativo/interpretativo, recorrendo-se também a dados quantitativos (de índole eminentemente descritiva). A investigação foi desenvolvida na Escola Superior de Educação do Porto, do Instituto Politécnico do Porto. Os participantes foram alunos do 4.º ano do curso de Professores do 2.º ciclo do ensino básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, da disciplina de Design II, que foram divididos em dois grupos para efeito de realização do estudo. Entre as várias técnicas da criatividade estudadas pela investigadora, foram seleccionadas quatro, consideradas como sendo convergentes com os dois ambientes de aprendizagem – sala de aula e on-line –, tendo ainda em linha de conta a sua coadunação com o projecto de trabalho a ser desenvolvido pelos participantes. Da análise dos resultados deste estudo, realça-se que foram encontradas diferenças entre a aplicação das técnicas da criatividade escolhidas no contexto de sala de aula e on-line, sendo os resultados mais satisfatórios no primeiro. A alteração do contexto de trabalho dos discentes com a sua inserção num ambiente on-line, não se revelou como um factor facilitador para o desenvolvimento da criatividade, face a várias limitações. A integração de técnicas da criatividade na elaboração dos projectos de ambos os grupos de discentes, funcionaram como motores indutores para aferir metodologias de estruturação e organização dos seus procedimentos mentais e para despoletar e desenvolver processos criativos. Os trabalhos apresentados por estes discentes, quando comparados com outros sem a introdução de técnicas da criatividade, evidenciaram-se mais bem desenvolvidos e criativos.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moreira, António
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents