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Os manuais de estudo do meio e o ensino experimental das ciências no 1º ciclo d...

Author(s): Martins, Dulcínio António Dias cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/6159

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Manuais escolares; Actividades experimentais; Tipologia de actividades; Schoolbooks; Experimental activities; Typology of activities


Description
É aceite por toda a comunidade científica que o Ensino Experimental das Ciências é fundamental para a construção da literacia científica dos cidadãos, mas reconhece-se também que as actividades experimentais facilitam a interacção entre os alunos e o desenvolvimento de atitudes e competências de carácter transversal. Paralelamente, reconhece-se os manuais escolares como um recurso influenciador das práticas pedagógicas dos professores, funcionando frequentemente como planificação da actividade docente, sendo aceites pela sociedade como elementos centrais para a aprendizagem. Assim, os objectivos deste estudo são: (1) verificar em que medida os manuais escolares de Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico incentivam à realização de actividades experimentais e obter informações acerca da sua tipologia; (2) verificar se as actividades experimentais existentes nos manuais estão enquadradas em estratégias cientificamente aceites; (3) compreender se as actividades experimentais estão orientadas de acordo com a perspectiva construtivista do ensino e aprendizagem; (4) contribuir para um aperfeiçoamento dos manuais escolares, nomeadamente no aumento da cientificidade das actividades experimentais propostas; (5) fornecer a colegas docentes argumentos para uma melhor escolha dos manuais escolares, com base numa análise mais crítica e reflexiva. A análise incidiu em quatro manuais de Estudo do Meio do 4.º Ano de Escolaridade utilizados em escolas do Distrito de Bragança; foram identificadas todas as actividades experimentais e analisadas para identificar a sua tipologia de acordo com os instrumentos previamente elaborados. Neste estudo foi privilegiada a análise qualitativa dos manuais escolares, que permitiu a interpretação dos dados obtidos. Relativamente aos manuais escolares utilizados no estudo, nota-se um desequilíbrio relativamente à presença dos diferentes tipos de actividades experimentais, quer ao nível de cada manual, quer ao nível dos blocos e unidades temáticas. Os resultados obtidos indicam que as actividades experimentais são de tipologias diferentes, pelo que podem desenvolver nos alunos competências diferentes.It is accepted by the whole scientific community that Science Experimental Teaching is essential for the citizens’ scientific literacy training, but it’s also recognized that experimental activities provide a better interaction among pupils and the development of their attitudes and transverse skills. Simultaneously schoolbooks are recognized as an influent resource of teachers’ pedagogic methods, usually working as long term teaching activity planning, beyond being accepted by the community as nuclear tools in learning process. Thus, the main aims of this study are: (1) Analyse the schoolbooks of “Estudo do Meio1ºciclo do Ensino Básico” ( Social Studies -1st grade) in order to understand if they stimulate the practice of experimental activities and get information about its typology; (2) Analyse if the existent experimental activities are selected under the accepted scientific level. (3) Understand if the experimental activities are according to the constructive view of teaching /learning process; (4) Contribute to an improvement of schoolbooks, namely the increase of scientific level of the requested experimental activities; (5) Provide teachers arguments, for a better choice of schoolbooks, based on a more critical and reflexive analysis. The present analysis focused on four samples of the subject “Estudo do Meio” (Social Studies) of the fourth grade, used at schools in Distrito de Bragança, all the experimental activities were identified and analyzed to find out its typology according to the previous selected tools. In this study it was privileged the quality analysis of schoolbooks, which allowed the interpretation of the results. Concerning the schoolbooks used for the study, it is obvious an unbalance related to the exhibition of different types of experimental activities either in models, or topic units. The conclusions prove that there are different types of experimental activities, therefore they can contribute to develop a variety of students’ skills.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Adorinda
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