Author(s):
Veiga, Paula Cristina Teixeira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7610
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Organização do ambiente educativo; Pedagogia da participação; Aprendizagem pela ação; Aprendizagem de qualidade; Organization of the educational environment; Quality learning
Description
O presente relatório inscreve-se no âmbito da prática de ensino supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvida em contexto de jardim-de-infância e escola do 1º ciclo do ensino básico. Centra-se na organização do ambiente educativo, recorrendo à pedagogia de participação e tendo como referencial pedagógico os modelos High – Scope e Movimento da Escola Moderna. Valoriza-se a ação das crianças na organização do ambiente educativo, aprendendo a ouvir a sua voz. A participação das crianças na organização do ambiente educativo ajuda a que se sintam mais à vontade, naquele espaço onde passam tanto tempo e que sintam a sala como uma segunda casa. Devem conhecer todos os espaços e recursos disponíveis para a realização das atividades diárias. Deve ser função do educador/professor criar um melhor bem-estar e promover uma aprendizagem pela ação, uma aprendizagem de qualidade proporcionando às crianças um papel ativo nas tomadas de decisão. A prática educativa centrou-se em ouvir as opiniões/ideias das crianças em relação à (re)organização do ambiente educativo e trabalhar de acordo com essas mesmas opiniões/ideias. Foram proporcionadas diversas atividades para, assim, enriquecer o espaço educativo e fazer com que as crianças se sentissem bem e usufruissem de oportunidades diversificadas de aprendizagens participativae e não apenas recetivas. This report focuses on the organization of educational environment, by using the pedagogy of participation and with pedagogical reference models High-Scope and Movement of Modern School thus valuing the action oh the child, learning to listen to it and give you a voice. Children's participation in the organization of the educational environment helps them feel more comfortable in that space where you spend so much time and so the room feel like a second home. They know all the spaces and have knowledge of all existing and available resources for their daily activities, and prevents children feel lost in a space that does not know. It should be educator / teacher to create a better well being and promote learning by doing, a quality learning giving the child an active role in all decision-making made in the activity room/ classroom. A practice focused on listening to the views / ideas of the children to (re) organization of the educational environment and work well under these same opinions / ideas. Were offered group activities so as to enrich the educational environment and make children feel good in a space where they spend much of your time and feel particularly participatory and not only receptive.