Document details

Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Jézero, Débora Alexandra Vilas Boas

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7612

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Experiências de aprendizagem; Pedagogia participativa


Description

O presente relatório, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2010/2011, expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Para enquadrar os estágios realizados, caraterizam-se a instituição, os grupos de crianças, bem como se descrevem, analisam e fundamentam algumas das experiências de aprendizagem desenvolvidas no âmbito da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. As estratégias implementadas visaram, sobretudo, a participação ativa das crianças, proporcionando um ambiente de grupo e um espírito de entreajuda. No âmbito da Educação Pré-Escolar as experiências de aprendizagem desenvolvidas foram planeadas de acordo com o projeto curricular de grupo e o plano anual da instituição. No 1º Ciclo do Ensino Básico, o trabalho teve como suporte as planificações mensais da turma. Procurámos, contudo, conjugar as orientações curriculares ou programáticas com os interesses e necessidades do grupo. No final do relatório apresentamos uma reflexão crítica acerca do percurso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada tendo em conta os fatores essenciais como o ambiente educativo, o tempo e o espaço, as interações e a importância da utilização de recursos e de materiais diversificados bem como sobre o desenvolvimento das experiências de aprendizagem.This report, conducted under the Master of Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, in the academic year of 2010/2011, expresses the work developed within the course of Supervised Teaching Practice. To frame the stages performed, its characterized the institution, the groups of children, as well as to describe, analyze and justify some of the learning experiences developed under the Pre-School and 1st Primary School. The strategies implemented aimed, above all, the active participation of children, providing an environment group and a spirit of helpfulness. Under the Preschool Education the developed learning experiences were planned according to the curriculum design group and the annual plan of the institution. In the 1st Cycle of Basic Education, the work was to support the monthly classroom lesson plans. Trying, however, combine the curricular or programmatic guidelines with the interests and needs of the group. At the end of the report its presented a critical reflection on the course developed during the Supervised Teaching Practice taking into account the relevant factors as the educational environment, time and space, the interactions and the importance of using resources and diversified materials and about the development of learning experiences.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Cristina; Mesquita, Elza
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo