Author(s): Magalhães, Cláudia Liliana Cruz
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7646
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Author(s): Magalhães, Cláudia Liliana Cruz
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7646
Origin: Biblioteca Digital do IPB
O documento que aqui apresentamos é o reflexo do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de educação pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa zona urbana, com dois grupos de crianças de cinco e sete anos, respetivamente. Apresenta-se a contextualização das instituições envolventes, bem como dos dois grupos de crianças. Explicitam-se em síntese as experiências de aprendizagem, desenvolvidas que assumiram uma abordagem pedagógica holística, integrando algumas dimensões e áreas do saber. Estas experiências de aprendizagem foram planeadas através da escuta dos interesses e das necessidades das crianças, articulando-os com os saberes a serem explorados em ambos os níveis de educação e ensino. A ação educativa foi desenvolvida numa parceria entre as crianças, as educadoras/professoras, as famílias e a comunidade, centrando-se na valorização da criança e na sua agência participativa. Os dados foram recolhidos através da observação, da escuta e dos registos fotográficos, e posteriormente narrados através de um processo descritivo, analítico e interpretativo das situações de aprendizagem. A descrição das experiências de aprendizagem constitui-se como uma narrativa dos processos coconstruídos, da aprendizagem ativa e por descoberta que as crianças realizaram. Neste sentido, assumimos uma linha reflexiva, sustentada na relevância de uma pedagogia de participação.This report is a reflection of the work under the Supervised Teaching Practice in the context of pre-school education and Primary School, in an urban area, with two groups of children aged five and seven years, respectively. We present the contexts of the institutions as well as the two groups of children. We explain in synthesis the learning experiences developed, which took a holistic pedagogical approach, integrating all dimensions and areas of knowledge. The learning experiences are planned by listening to the interests and needs of children, linking them with the knowledge to be explored at either level of education and teaching. The educational activity was developed through a partnership between children, educators / teachers, families, and community, focusing on the valuing the child and his agency's participation. Data were collected through observation, listening and photographic records, and later recounted by a process description, analysis and interpretation of learning situations. The description of learning experiences constitutes itself as a narrative of the processes built with peers and adults in active and discovery learning process. In this respect, we assume a reflective perspective, supported on the relevance of pedagogy of participation.