Document details

Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Author(s): Batista, Sofia Adelaide Pinheiro Miranda

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/7658

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Prática de ensino supervisionada; Aprendizagem pela ação; Pedagogia de participação


Description

O presente relatório assenta na descrição dos estágios realizados em educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico entre fevereiro e junho de 2011 e, outubro e fevereiro de 2012, respetivamente. No âmbito da educação pré-escolar, aceitamos como referenciais pedagógicos o modelo curricular HighScope e as Orientações Curriculares para Educação Pré-escolar. Para o 1º Ciclo do Ensino Básico utilizamos, sempre que foi possível, uma pedagogia de participação, não seguindo um modelo concreto. Toda a ação educativa teve um mesmo propósito: dar voz às crianças, deixando-as participar, fomentando a sua criatividade, autonomia e cooperação. Procuramos adotar uma postura de valorização da ação da criança, aprendendo a ouvi-la e a apoiá-la. Em educação pré-escolar este modo de fazer estava já implementado e, em 1º Ciclo do Ensino Básico tentámos conduzir a nossa ação educativa para um modo de fazer participativo. The present report settles in the description of the training period carried out in preschool education and elementary school between February and June of 2011 and, October and February of 2012, respectively. In preschool education as pedagogical yardsticks we’ve used the curricular model HighScope and the curricular orientation for preschool education and, for the elementary school we’ve used, whenever was possible, an pedagogy of participation, not following a concrete model. All the educational action had the same purpose: give voice to the children, leaving them to participate, increasing their creativity, autonomy and cooperation. We’ve tried to adopt a posture of valorization of the action of the children, learning how to hear and how to support them. In preschool education this way of do was already implemented and, in the elementary school we’ve tried to drive our action in pedagogy of participation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Cristina; Freire-Ribeiro, Ilda
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents