Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Esteves, Adriana Patrícia da Silva

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/8019

Origin: Biblioteca Digital do IPB


Description

O presente relatório desenvolvido no âmbito da unidade curricular da Prática do Ensino Supervisionada procura dar a conhecer a ação educativa realizada no mesmo contexto educativo mas em níveis de ensino diferentes, educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Esta prática desenvolveu-se em contexto urbano. Apresentamos a contextualização das instituições, a caraterização dos grupos, bem como o espaço, os materiais e o tempo que influenciaram de uma forma positiva a prática pedagógica. Neste sentido, o relatório procura documentar algumas das experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas ao longo do estágio com o grupo de crianças referente ao pré-escolar com idades de 3, 4 e 5 anos e outro relativo ao 1.º CEB com idades de 5 e 6 anos. Estas experiências integram todas as áreas de conteúdo em cada um dos contextos, onde procuramos promover atividades que fossem de encontro com os seus interesses e necessidades, de modo a envolvê-las no processo de ensino/aprendizagem. Os diálogos das crianças, bem como os registos fotográficos pretendem contextualizar toda a ação educativa e mostrar como envolvemos as crianças de uma forma ativa na construção de novas aprendizagens e novos significados. This report developed within the course of the Supervised Teaching Practice seeks to meet the educational activities carried out in the same educational context but in different levels of education, preschool education and teaching 1. Cycle of basic education. This practice has developed in the urban context. Here is the context of the institutions, the characterization of the groups, as well as space, materials and time that influenced in a positive pedagogical practice. In this sense, the report seeks to document some of the experiences of teaching / learning developed over the stage with the group of children for the preschool aged 3, 4 and 5 years and another for the 1. Primary school aged 5 and 6 years. These experiments are part of all content areas in each of the contexts where we seek to promote activities that were against your interests and needs, so as to involve them in the process of teaching / learning. The dialogues of children, as well as photographic records intend to contextualize the entire educational action and show children how to engage in an active construction of new learning and new meanings.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Cristina; Freire-Ribeiro, Ilda
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents