Document details

O modelo das networks na prestação de serviços sociais (o caso das redes sociais locais)

Author(s): Borges, Célia Cristina Alves

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/8222

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Rede Social Local; Networks; Teoria Falha de Governo; Teoria do Empreendedorismo


Description

Nas últimas décadas verificou-se um acréscimo da transferência das responsabilidades do Estado para os Governos Locais. De maneira a responder mais eficientemente aos problemas emergentes, os Governos Locais têm envolvido as organizações sem fins lucrativos na prestação de serviços com o objectivo de desenvolver e implementar programas em conjunto. Assim, assiste-se a uma alteração na forma como o Estado presta mais e melhores serviços públicos. Fruto da descentralização do Estado, é constituído formalmente o Programa piloto da Rede Social Local através da Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97, de 18 de Novembro. Programa de âmbito nacional, centra as suas esferas de actuação na procura e fomento de condições para a resolução mais eficaz de problemas sociais diagnosticados a nível local. Pretende-se com este estudo analisar dois dos factores que influenciam a composição das Redes Sociais Locais e que em nosso entender são concorrentes. Por um lado temos a procura que supõe que as organizações sem fins lucrativos existem para fazer face às necessidades que o Estado não está disposto a satisfazer (Weisbroad, 1977) e em contraponto a esta ideia temos a oferta que existe por parte de empreendedores cujas motivações não são o lucro mas a fé ou certos valores ideológicos. A pesquisa configurou-se pela aplicação de um inquérito aos concelhos de Portugal Continental. Os resultados indiciam que há variáveis estatisticamente significativas, que explicam a composição da Rede Social Local, quer do lado da procura quer do lado da oferta, confirmando o nosso argumento. Vemos por exemplo que a População é consistente em todos os eixos de intervenção da Rede Social Local, ou seja, quanto maior é a população, maior é a Rede Social Local. En las últimas décadas han visto un aumento, la transferencia de las responsabilidades del Estado a los gobiernos locales. Para responder más eficazmente a los problemas emergentes, los gobiernos locales se han involucrado a las organizaciones sin fines de lucro en la prestación de servicios con el objetivo de desarrollar e implementar programas conjuntos. Por lo tanto, estamos asistiendo a un cambio en la forma en que el Estado provee más y mejores servicios públicos. Debido a la descentralización del Estado se constituyó formalmente el programa piloto a través de la Red Local Social del Consejo de Ministros de la Resolución N º 197/97, 18 de noviembre. Programa a nivel nacional, centra sus ámbitos de actuación en la búsqueda y la promoción de condiciones para una mayor resolución efectiva de problemas sociales diagnosticados en el nivel local. El objetivo de este estudio fue analizar dos de los factores que influyen en la composición de las redes sociales locales y que creemos que son competidores. Por un lado, exigimos que se supone que las organizaciones sin fines de lucro existen para satisfacer las necesidades que el Estado no está dispuesto a satisfacer (Weisbroad, 1977) y en oposición a esta idea que tenemos que ofrecer lo que existe por parte de los empresarios cuyas motivaciones no son beneficios, sino la fe determinada o valores ideológicos. La investigación ha sido configurado por la aplicación de una encuesta de los municipios de Portugal. Los resultados indican que hay variables estadísticamente significativas que explican la composición de la red social, ya sea en el lado de la demanda o de oferta, lo que confirma nuestro argumento. Vemos, por ejemplo, la población es consistente en todos los ámbitos de intervención de la red social local, es decir, cuanto mayor sea la población, mayor es el sitio de red social. In recent decades have seen an increase, the transfer of state responsibilities to local governments. In order to respond more effectively to emerging problems, local governments have involved non-profit organizations in providing services with the aim to develop and implement joint programs. Thus, we are witnessing a change in how the state provides more and better public services. Fruit of the decentralization of government is formally constituted the pilot program through the Social Network Local Council of Ministers Resolution No. 197/97 of 18 November. Nationwide program, focuses its spheres of action in finding and fostering conditions for more effective resolution of social problems diagnosed at the local level. The aim of this study was to analyze two of the factors influencing the composition of social networking sites is that we believe are competitors. On the one hand we have the demand that assumes that the non-profit organizations exist to meet the needs that the state is unwilling to satisfy (Weisbroad, 1977) and in opposition to this idea we have to offer that exists on the part of entrepreneurs whose motivations are not profit but the certain faith or ideological values. The survey was configured by the application of a survey of municipalities in Portugal. The results indicate that there are statistically significant variables that explain the composition of the social networking site, either on the demand side or supply-side, confirming our argument. We see for example the population is consistent across all areas of intervention of the social networking site, that is, the larger the population, the greater the social networking site.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Miguel
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents