Document details

Satisfação dos utentes da Unidade Local de Saúde do Nordeste face aos cuidados de enfermagem

Author(s): Ferreira, Carina Alexandra Salvador

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9785

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Satisfação; Qualidade; Cuidados de enfermagem


Description

A temática da satisfação dos utentes, tem sido nos últimos anos uma preocupação crescente para os gestores da área da saúde. Esta filosofia de gestão caracteriza-se essencialmente pela sua focalização nos utentes, valorizando e respeitando cada vez mais a opinião destes. Numa realidade em que cada vez se fala mais na gestão e prática de cuidados de qualidade, colocar o utente em primeiro lugar é uma das filosofias da qualidade. Considerando a satisfação como um indicador da qualidade de cuidados de saúde, o utente vai proceder à avaliação dos cuidados que lhe foram prestados com base nas suas necessidades e com base nas experiências prévias pessoais e de outros e ainda da eficácia na comunicação. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos utentes da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) face aos cuidados de enfermagem, através da aplicação da escala de satisfação do utente com os cuidados de enfermagem no Hospital - SUCEH21 e nos Centros de Saúde - SUCECS26 e relacionar o grau de satisfação dos utentes com as variáveis sociodemográficas e clínicas. Face ao objetivo delineado, optamos por um estudo descritivo exploratório, baseado numa abordagem quantitativa. Nesta investigação, optou-se pela aplicação de um questionário anónimo e confidencial composto por duas partes: a primeira alude aos dados sóciodemográficos e clínicos, a segunda é composta pela versão da escala SUCEH21 e SUCECS26 (Ribeiro, 2003). Verifica-se uma relação estatisticamente significativa entre a satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem e algumas variáveis em estudo, o que permite facultar às administrações hospitalares uma ferramenta sólida que servirá de base na tomada de decisão para definir estratégias de atuação ao nível da gestão hospitalar.

The issue of patients’ satisfaction has been a growing concern for the managers in the health field. This management philosophy is characterized essentially by its focus on the patients, increasingly valuing and respecting their opinion. We live in a world where a good management and quality care are necessary and putting the patient in first place is one of the philosophies of quality. Considering satisfaction as an indicator of quality in health care, the patients will assess the quality of care they have received based on their needs and their previous experience and also on the efficiency in communication. This research work aims at evaluating the patients’ satisfaction in relation to the North East Health Care Local Unit (ULSNE) concerning nursing care, through the application of the nursing care patient’s scale of satisfaction in the Hospital - SUCEH21 and in Health Centres - SUCECS26 and relate the degree of the patients’ satisfaction with the sociodemographic and clinic variables. Taking into account the aim of our research work, we chose a exploratory descriptive study, based on a quantitative approach. In this research we opted for the application of an anonymous and confidential questionnaire composed of two parts: the first refers to the sociodemographic and clinical data, the second one is composed of the version of the scale SUCEH21 and SUCECS26 (Ribeiro, 2003). There is a statistically significant relation between the patients’ satisfaction with nursing care and some variables in study, which provides hospital administrations with a solid tool when decision-making is necessary to define action strategies concerning hospital management.

El tema de la satisfacción de los pacientes ha sido en los últimos tiempos una preocupación crecente para los gerentes de la salud. Esta filosofía de gestión se caracteriza esencialmente por su focalización en los pacientes, valorizando y respectando cada vez más su opinión. En una realidad en la que se habla cada vez más de gestión y práctica de cuidados de calidad, poner el paciente en primer lugar es una de las filosofías de la calidad. Teniendo en cuenta la satisfacción como un indicador de la calidad de la asistencia sanitaria, el paciente va a proceder al evaluación de la asistencia que le ha sido prestada con base en sus necesidades y con base en las experiencias personales anteriores y de otros y además de la eficacia en la comunicación. Este estudio tiene como objetivo de evaluar la satisfacción de los pacientes de la Unidad Local de Salud del Nordeste (ULSNE) respecto a los cuidados de enfermería, a través de la aplicación de la escala de satisfacción del paciente con los cuidados de enfermería en el Hospital - SUCEH21 y en los Centros Sanitarios - SUCECS26 y relacionar la satisfacción de los pacientes con las variables socio demográficas y clínicas. Con relación al objetivo delineado hemos optado por un estudio exploratorio descriptivo, basado en un abordaje cuantitativo. En esta investigación hemos optado por la aplicación de un cuestionario anónimo y confidencial compuesto por dos partes: la primera hace referencia a los datos socio demográficos y clínicos, la segunda es compuesta por la versión de la escala SUCEH21 y SUCECS26 (Ribeiro, 2003). Hemos constatado que existe una relación estadísticamente significativa entre la satisfacción de los pacientes con los cuidados de enfermería y algunas variables en estudio, lo que ha permitido facultar a las administraciones de los hospitales una herramienta sólida que servirá de base en la tomada de decisión para definir estrategias de actuación al nivele de la gestión hospitalaria.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brás, Manuel; Anes, Eugénia
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents