Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Sousa, Beatriz Andreia de Lima

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9929

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Participação ativa; Experiências de aprendizagem


Description

O documento que aqui apresentámos é o reflexo do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A ação educativa desenvolvida no contexto do Pré-Escolar ocorreu num grupo de vinte e uma crianças com idades de quatro e cinco anos. No que refere ao 1.º Ciclo do Ensino Básico a ação educativa realizou-se num grupo de treze crianças com idades de seis e sete anos do 2.º ano de escolaridade. Estes contextos situam-se na cidade de Bragança. Apresenta-se a contextualização das instituições envolventes, bem como dos dois grupos de crianças, a caracterização dos espaço e do tempo e por fim as interações. Apresentámos ainda uma fundamentação teórica que procura explicar as opções metodológicas ao longo de toda a Prática de Ensino Supervisionada. Explanam-se, em síntese, algumas experiências de aprendizagem, desenvolvidas ao longo da prática de ensino supervisionada nos dois contextos abrangendo as diferentes áreas de conteúdos. Estas experiências de aprendizagem foram planeadas com o objetivo de promover a escuta dos interesses, das necessidades e da participação ativa das crianças, dando-lhes voz e respeitando cada uma como um ser capaz de tomar decisões. O desenvolvimento das experiências de aprendizagem constitui-se como uma narrativa dos processos coconstruídos, da aprendizagem ativa e por descoberta. Neste sentido, procurámos assumir uma linha reflexiva, sustentada numa pedagogia de participação.

The document here presented is the reflection of the work developed under the signature of Practical Supervised Teaching, of Master´s Preschool Education and Basic Teaching in the first four years of school. The educational action was developed in the context of Preschool Education, with a group of twenty-one children in the age of four and five years old. Relatively to the Primary School, the educational action was realized with a group of thirteen children in the age of six and seven years old of the second year of school. Both of the contexts are located in Bragança. Here is presented the contextualization of the surrounding institutions, as well the characterization of the two groups of children, the spaces where they were, the time, their interactions and relations. We also present a theoretical presentation which tries to explain the methodological options throughout the practice of Supervised Teaching. The major learning experiences, developed throughout the practice of Supervised Teaching in both of contexts, covering different areas content are briefly explained here. These learning experiences were planned with the main goal of promote the listening interests, the different needs and the active participation of children, giving them “voice”, liberty of expression, making them respecting each person as human being capable of making their own decisions. The description of the learning experiences is seen as a narrative of co-built of active learning and the discoveries that children have made. In this sense, we tried to take a reflective way, supported of pedagogy of participation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castanheira, Manuel Luís Pinto; Ribeiro, Maria do Céu
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo