Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Moura, Beatriz Queirós

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9943

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Experiências de aprendizagem; Educação Pré-Escolar; Aprendizagens integradoras; Participação ativa; 1º Ciclo do Ensino Básico


Description

O presente Relatório de Estágio pretende ser o reflexo do trabalho que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, ministrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica foi desenvolvida nos dois contextos, sendo numa primeira fase numa sala de Educação Pré-Escolar com crianças de quatro e cinco anos de idade, e numa segunda fase na sala de 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças com oito anos de idade. O objetivo primordial deste relatório é dar a conhecer o trabalho que foi realizado em ambos os contextos, descrevendo e refletindo, sobre a prática realizada. Neste, apresentamos as caracterizações quer dos grupos, quer das duas instituições, bem como algumas das experiências de ensino e aprendizagem consideradas mais significativas e demonstrativas do trabalho desenvolvido nos dois contextos. As experiências de aprendizagem foram planeadas tendo em conta os interesses e necessidades das crianças aliando sempre, de forma integradora, com as diferentes áreas do saber. A nossa ação educativa centrou-se sempre na criança, valorizando os seus conhecimentos e as suas ideias, tornando-a um agente ativo no seu processo de aprendizagem.

This Stage Report is intended to be a reflection of the work that has been developed within the curriculum unit of Supervised Teaching Practice, from the course Masters in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. The pedagogical practice was developed in both contexts: the first stage occurred in a Pre-school room, with four and five years old children; the second stage was developed in a 3rd year of elementary school, with a group of eight years old children. The purposed of this report is to present the work that was performed in the contexts, describing and reflecting on the practice performed. We had characterized both groups of children and the two institutions, as well as some of the most significant and demonstrative experiences of teaching and learning developed in the two contexts considered. The learning experiences were planned taking into account the interests and needs of children related always with different areas of knowledge, in an integrative way. Our educational work has always focused on the child itself, valuing their knowledge and ideas, making them active agents in the learning process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Elza; Castanheira, Manuel Luís Pinto
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo