Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Sousa, Andreia Filipa Nogueira de

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9947

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Cooperação; Pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Trabalho de grupo; Experiências de aprendizagem; Criança


Description

O documento que aqui apresentamos reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), em contexto de Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). A PES foi desenvolvida com dois grupos de crianças, distintos: um grupo misto com crianças dos três aos cinco anos e um outro grupo de crianças com nove e dez anos de idade. Apresentamos a contextualização das instituições que integraram a nossa prática, bem como a caracterização dos respetivos grupos de crianças. Apresentamos, ainda experiências de aprendizagem realizadas, nos dois contextos, integrando as diferentes áreas do saber, a preferência e interesses das crianças. Na descrição das experiências de aprendizagem, demostramos uma narrativa dos processos que pusemos em prática, com as crianças, referimos a (as) metodologia (as) implementada(s) em contexto educativo. Relativamente aos instrumentos utilizados para a recolha de dados, recorremos às notas de campo, registo fotográfico, questionário e observação participativa.

The document presented here reflects the work undertaken within the Supervised Teaching Practice (PES), in the context of Preschool Education and 1. Cycle of basic education. The PES was developed with two groups of children, distinct: a mixed group of children from three to five years and another group of children nine and ten years old. Here is the context of the institutions that joined our practice as well as the characterization of the respective groups of children. Presentation, yet learning experiences conducted in two contexts, integrating the different areas of knowledge, preference and interests of children. In the description of learning experiences, we demonstrate a narrative of the processes we have put in place, with the kids, we refer to (the) methodology (as) implemented (s) in an educational context. For instruments used for data collection, we use the field notes, photographic record, questionnaires and participant observation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches, Angelina; Ribeiro, Maria do Céu
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents