Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Fonseca, Cristiana Filipa Silva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9953

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Articulação curricular; Experiencias de ensino-aprendizagem; Participação ativa


Description

Este relatório de estágio foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para demonstrar o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. A transição entre os ciclos ao longo deste percurso educativo é uma questão muito importante, na visão da articulação e da continuidade, uma vez que são fatores que contribuem para o sucesso educativo. As estratégias implementadas em ambos os contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico visaram a participação ativa das crianças, proporcionando-lhes sempre um ambiente de grupo e um espírito de entreajuda. Abordamos a caracterização das duas instituições, dos grupos bem como a descrição das experiências de ensino e aprendizagem realizadas nos dois contextos. Tentamos promover experiências de ensino e aprendizagem que fossem socializadoras, integradoras e significativas para as crianças. Na reflexão destacamos a importância que esta experiência teve para nós, pois permitiu-nos construir novos conhecimentos e convivência com as crianças.

This stage report was developed within the course of a Master graduation in Pre-School Education and 1 st Cycle of Basic Education. It shows the work done in the area of curricular unit of supervised teaching practice. The transition between teaching cicles during the educational course is very important the whitin articulation and continuity, since those are factors which help to improve the educational success. The strategics used in both contexts aimed the active participation of children, always providing them a group environment and a spirit/sense of sharing. In the report we describe the institution, the groups of children/students, as well as the descripton of the teaching and learning experiences performed in both contexts. We tried to promote teaching and learning experiences which were sociable, comprehensive and meaning ful to the children. On the reflection, we point out the importance that this experience had on us, since it allowed us to construet new knowledges and to socialize the children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castanheira, Manuel Luís Pinto; Ribeiro, Maria do Céu
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents