Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Madureira, Carla Maria Lopes Rodrigues

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9954

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Crianças; Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Experiencias de ensino-aprendizagem


Description

O presente relatório refere-se ao trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta, de forma reflexiva, experiências de ensino-aprendizagem que promovemos no decurso da mesma. A prática educativa foi desenvolvida no sentido de envolver as crianças num processo de aprendizagem que primasse pela interação com os vários intervenientes no processo educativo. A ação pedagógica tende para uma perspetiva socioconstrutivista, valorizando o papel ativo das crianças na construção do seu próprio processo de aprendizagem. A recolha dos dados, no decurso da prática educativa, foi realizada essencialmente através da observação direta das dinâmicas estabelecidas e de recurso a técnicas de registo, como notas de campo, grelhas de observação do envolvimento e do comportamento das crianças e registos das atividades realizadas pelas mesmas. A informação recolhida foi um importante ponto de apoio para a planificação, organização e avaliação da ação pedagógica promovida.

The present report refers to the work done in the scope of practice of Supervised Education of master's degree in Preschool Education and teaching of the first Cycle of basic education and presents reflective manner, teaching-learning experiences that promote during the same. The educational practice was developed to involve children in the process of learning to have harmonious relations by interacting with the various actors in the educational process. The pedagogical action tends toward a social constructivism theory perspective, appreciating the active role of children in the construction of their own learning process. The collection of data in the course of educational practice was held essentially through the direct observation of the dynamics established and registration techniques, such as field notes, observation of involvement and behavior of children and records of activities carried out by the same. The information collected was an important foothold for the planning, organization and evaluation of pedagogical action promoted.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches, Angelina; Ribeiro, Maria do Céu
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents