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Aparato para medição de forças e momentos de navios soçobrados

Author(s): Machaieie , João Simião

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12357

Origin: Escola Naval

Subject(s): Compartimentação, estabilidade, centro de gravidade, metacentro, momento endireitante, movimentação de pesos. 4; Compartmentalization, stability, buoyancy, metacenter, straighten moment, movements of weights.


Description

Com a presente dissertação pretende-se desenvolver um aparato que permita efetuar medições, o mais precisas possível, de forças e momentos para os navios que se encontrem soçobrados. Assim este aparato será projetado para ser simulado no Tanque do Laboratório de Arquitetura Naval, para podermos ter condições que ajudem a estudar os diversos modos de calcular forças e momentos de um navio soçobrado. Esta dissertação divide-se em duas partes, uma teórica e outra prática. Numa primeira parte, na seção do enquadramento teórico, foram abordados conceitos que serviram de base, para o estudo do comportamento da plataforma durante o processo de alagamento, com base em princípios da Arquitetura Naval, nomeadamente da Estabilidade. Com isto, foram realizados cálculos em Excel por forma a conseguir obter os gráficos de carenas direitas e inclinadas. Depois de ter obtido o gráfico de carenas inclinadas, foi mais acessível chegar ao cálculo dos momentos. Com esta base, a parte teórica fica concluída restando apenas a parte prática que irá ser comparada com esta e de seguida conseguiremos tirar algumas conclusões da viabilidade do aparato. Para realizarmos a parte prática, foi necessário fazer algumas alterações ao batelão, como poderemos ver nos capítulos seguintes. Com a ajuda da oficina da EN e da SA, foi possível contruir o aparato. Após construído o aparato, calcular-se-á os respetivos momentos e forças necessários para fazer com que o navio retome a sua posição inicial, tendo em conta as caraterísticas do tanque e adotando determinados pressupostos. Depois de efetuadas a provas no tanque e calibrado os componentes conclui que o sistema funcionava como pretendido inicialmente, pois devido aos pressupostos assumidos, o erro que resultou até foi relativamente baixo como irei demonstrar ao longo da dissertação.

The aim of the present dissertation is to develop a device which allows to measure accurately the forces and moments of shipwrecked vessels. Thus, this device will be designed to be simulated in the tank of the Naval Architecture Laboratory so that there will be the right conditions to help us study the different ways to calculate the forces and moments of shipwrecked vessels. For it is the only place in EN which has conditions that could help in studying the calculations of forces and moments of a capsized ship. This dissertation is divided in two parts- a theoretical and a practical one. In the first part, the theoretical framework section, there’s an approach to the concepts that were the support for the study of the performance of the platform during the overflowing process, taking into account the principles of Naval Architecture, namely the principle of stability. With these fundamentals, calculations were performed in Excel have been done in order to obtain graphs of cross curves and hydrostatic curves. After having obtained the cross curves graphic it was easier to calculate the moments. On this basis, the theoretical part is concluded. The practical part will be compared with the theoretical one in order to draw some conclusions on the viability of the device. To accomplish the practical part, it was necessary to make some changes to the barge, as it can be seen in the following chapters. With the help of the EN and SA workshop, it was possible to build the. After having developed this part of the project, the moments and forces necessary to put the vessel in its initial position will be calculated taking into account the characteristics of the tank and adopting certain assumptions. After the tests performed in the tank and calibrated components concludes that the system worked as intended originally, because due to the assumptions made, the error that resulted was relatively low even as I will demonstrate throughout the dissertation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rentróia, José Pita Rodrigues; Silva, Paulo Alexandre Marques Pires da
Contributor(s) Repositório Comum
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