Document details

Marcas de calçado Português: guia para a internacionalização

Author(s): Santana, Pedro

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/13551

Origin: Instituto Português de Administração de Marketing

Subject(s): Branding; Internacionalização; Estratégias de Internacionalização; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

O objetivo central desta dissertação é a elaboração de um guia para a internacionalização das marcas de calçado português, simples e apelativo e que integre os aspetos determinantes reconhecidos por marcas de calçado português com sucesso no seu processo de internacionalização. Colocaram-se inicialmente algumas questões de pesquisa e apresentou-se a problemática em análise. Após a revisão da literatura foi possível construir um modelo de análise que integrou 16 proposições de pesquisa em alinhamento também com as questões inicialmente colocadas. Dado o caris exploratório do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa assente em cinco entrevistas semiestruturadas efetuadas aos CEO’s de cinco marcas de calçado português com sucesso no seu processo de internacionalização. A análise dos resultados assentou na técnica “Analise de Conteúdo” (Bardin 2006) através da qual foi possível identificar um conjunto de características comuns às diferentes marcas consideradas essenciais no seu processo de internacionalização. A partir destes resultados foi possível construir o guia para a internacionalização que integra quatro fases essenciais, subdivididas em treze etapas. Apesar das limitações reconhecidas ao nível do número de entrevistados e do tempo a elaboração da presente dissertação considera-se ser esta uma primeira abordagem a este tema, reconhecendo-se a importância de dar continuidade a estudos dirigidos às marcas que permitam a recolha de indicadores estatísticos de desempenho e à comparação da evolução da sua performance ao longo do processo de internacionalização, comparar o modelo português com o espanhol e italiano e estudos específicos sobre os principais mercados de destino e mercados emergentes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Queiroga, Ana Paula
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents