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A Busca e Salvamento de submarinos em Portugal: desafios e constrangimentos

Author(s): Pinto, Filipe

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/21280

Origin: Instituto Universitário Militar

Subject(s): Submarino; Salvamento de submarinos; SMER; Veículo de Salvamento de Submarinos; SRV; DISSUB; Submarine; Submarine rescue; Submarine Rescue Vehicle


Description

Por operarem em meio hostil, os submarinos estão constantemente sujeitos ao risco de acidente. A maioria dos acidentes verificados nos últimos anos ocorreu em posições geográficas onde seria possível realizar operação de salvamento, com recurso a um veículo de salvamento, devido ao facto de os submarinos envolvidos terem assentado no fundo sem atingir a profundidade de colapso. Os países que operam submarinos dão grande importância à temática do salvamento de submarinos, quer no desenvolvimento de tecnologia, quer na partilha de doutrina e procedimentos, tendo em conta que o objetivo final é o de salvar vidas humanas. Assim pretendeu-se, com este trabalho, desenvolvido através de um raciocínio dedutivo, com uma estratégia de investigação qualitativa e o desenho de pesquisa de estudo de caso, complementar o conhecimento nesta área, identificando, de entre os veículos de salvamento existentes no mundo, aqueles que poderiam aumentar a reduzida taxa de sucesso no salvamento de um submarino da classe Tridente a operar na área de responsabilidade portuguesa, tendo em consideração a complexidade logística de uma operação desta envergadura em Portugal. Nestes termos, concluiu-se que, atendendo à complexidade e à quantidade de variáveis envolvidas, as escolhas só serão possíveis na altura da decisão, não descurando o facto de existirem alguns veículos com capacidades e flexibilidade diferentes, sendo o conhecimento prévio dessas capacidades essencial à melhor decisão. Abstract: Due to the fact that they operate in a hostile environment, submarines are permanently exposed to the risk of accidents. In the latest years, the majority of the accidents occured in geographical positions where rescue, using a rescue vehicle, was possible, hence the submarines involved lay on the bottom of the sea, not reaching the collapsing depth. Countries that operate submarines place great emphasis on the submarine rescue subject, considering technology development, doctrine and procedures sharing, bearing in mind that the final goal is to save lives. Therefore, the purpose of this work, applying the deductive reasoning, is to complement knowledge in this area by identifying, from the existing rescue vehicles, the ones that could increase the Tridente class submarine’s low rescue success rate. These operate within the Portuguese maritime area of responsibility and one has to take into consideration the complex logistics of an operation of such a scale It was concluded that, given the complexity and the number of variables to consider, only when deciding one can opt for one of the choices. One cannot neglect the fact that the vehicles have different capabilities and flexibility, thus the previous knowledge of these capabilities is of relevance to support the best decision.

Document Type Other
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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