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Regras - Sim, nós precisamos. Regras e Limites em Educação Pré-Escolar: Estratégias Pedagógicas

Author(s): Oliveira, Joana

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/28800

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Regras, limites, disciplina, estratégias, educação pré-escolar; Rules, limits, discipline, strategies, preschool education


Description

O presente relatório de investigação é o culminar de um processo de investigação ação desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar, com um grupo de crianças de três anos de idade. Procurámos aprofundar a reflexão sobre a necessidade de estratégias para implementar regras e limites nas crianças. Assim, concebemos um quadro teórico que nos possibilitasse argumentar a importância da implementação de regras e limites no espaço educativo e perceber quais as estratégias pedagógicas mais adequadas. Este trabalho foi apoiado pela investigação qualitativa, de acordo com o paradigma interpretativo, a partir do qual desejámos apoiar a ação educativa, selecionando e implementado um conjunto de estratégias previamente definidas e teoricamente sustentadas, com crianças de três anos de idade. A recolha dos dados teve por base a observação participante no contexto de estágio, notas de campo e pesquisa documental, em que estes foram sujeitos a análise e reflexão, a partir do quadro teórico apresentado. Os resultados da análise e reflexão das notas de campo e da observação vão ao encontro da opinião dos autores consultados em relação à importância de implementar regras e limites no espaço e ambiente educativo. Comprovou-se também que as regras assumem-se como um apoio prioritário na prática educativa no contexto pré-escolar. As regras e os limites devem ser implementadas logo que as crianças entram na creche e/ou no jardim-de-infância, ajudando e potenciando o desenvolvimento global da criança. Os resultados da análise de conteúdo da intervenção planeada demonstram que as estratégias selecionadas foram facilitadoras do desenvolvimento das crianças em todas as áreas, especialmente na Formação Pessoal e Social (FPS), contribuíram para uma melhoria significativa das interações e do ambiente educativo.

This report is a part of the scope of supervised teaching practice in preschool education, developed in a kindergarten, with a group of three-year-old children. We sought to deepen the reflection on strategies to implement rules and limits on children. Therefore, we designed a theoretical framework that would allow us to infer the importance of implementing rules and limits on children in educational environment, and which were the best strategies to implement rules. This work was supported by qualitative research, according to the interpretative paradigm, from which we wished to support the educational activities in order to get some strategies to implement rules in an educational context, with three-year-old children. The method of collection and processing of the data was based on participant observation in the context of an internship, logbook and documental research, in which the data was subjected to analysis and reflection, from the presented theoretical framework. The results of analysis, logbook and observation are in line with what we saw presented by the authors consulted in the theoretical framework, in relation to the importance of implementing rules and limits in the educational environment. It also became evident that limits and rules are assumed as a prior support in educational practice in a preschool context. Rules and limits should be implemented as soon as children enter daycare and/or kindergarten, helping the overall development of the child. The results of content analysis in the planned intervention shows that the selected strategies were facilitators of the development of children in all areas, especially on Social and Personal Formation (SPF), contributing to a significant improvement of the interactions in the educational environment. Keywords: Rules, limits, discipline, strategies, preschool education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mestre, Amélia
Contributor(s) Repositório Comum
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