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Implementação de creches na Força Aérea e comprometimento dos militares para permanecerem na organização

Author(s): Ramos, Ana Margarida Silva ; Fachada, Cristina Paula de Almeida

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/34396

Origin: Instituto Universitário Militar

Subject(s): Creche; Comprometimento organizacional; Comprometimento afetivo; Aceitabilidade; Modelo de aceitação; Nursery school; Organizational commitment; Affective commitment; Acceptance; Acceptance model


Description

A escassez de recursos humanos na Força Aérea Portuguesa, associada a fortes restrições orçamentais, tem resultado na necessidade de exigir cada vez mais ao efetivo existente na Instituição. Neste enquadramento, torna-se imperioso criar medidas que permitam melhorar as condições de trabalho dos militares, e contribuam para aumentar o seu bem-estar, assim como das suas famílias. Este estudo analisa a associação entre a disponibilização do serviço de creches pela Força Aérea aos seus militares e o seu comprometimento para permanecerem na Organização, com recurso a uma metodologia de raciocínio indutivo, assente numa investigação quantitativa com reforço qualitativo e num desenho de pesquisa de estudo de caso. Dos resultados obtidos, concluiu-se que existe uma grande aceitabilidade por parte dos militares relativamente à disponibilização deste tipo de serviço, mesmo mediante pagamento de uma mensalidade de valor idêntico ao de uma creche privada. Concluiu-se também, que este serviço contribuiria para um maior comprometimento afetivo à Organização (repercutível, p.ex., num desejo para nela permanecer), porque é percecionado como uma medida de proteção e suporte (medida de tutela). Por último, e considerando o investimento avultado que subjaz à implementação deste serviço, propõe-se o recurso à concessão pública, onde todos os seus custos são suportados pelos concorrentes.

In the face of diminishing human resources and strong budgetary constraints, the Portuguese Air Force has had to increase the workload of its personnel. Against this background, there is a pressing need for measures that improve the working conditions and well-being of service members and their families. This study analyses the link between the provision of nursery schools by the Air Force and organizational commitment among Air Force personnel. The study uses inductive reasoning, a quantitative research methodology with qualitative elements, and a case study research design. The results revealed that the service would be widely accepted by service members’ even if the monthly fee were similar to that of a private nursery school. Furthermore, availability of this service would increase service members’ affective commitment to the PoAF (which can be reflected in the desire to stay in the organization) because they would see it as a measure of protection and support (from a caring organization). Finally, because setting up this service will entail considerable costs, the study proposes that a concession be awarded by public tender, which would shift all costs to the selected candidate.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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