Document details

Orientações face ao futuro de jovens adultos a frequentarem cursos EFA de dupla certificação

Author(s): Alves, Natália ; Queiroga, Rita ; Guimarães, Paula ; Almeida, António José

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/35913

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Jovens adultos; Projetos de vida; Orientações face ao futuro; Adultos jóvenes; Proyectos de vida; Orientaciones futuras; Young adults; Work plans; Future orientation


Description

Trabalho apresentado em 6th International Congress of educational Sciences and Development, 2018, Setúbal, Portugal

Este texto surge no âmbito de um projeto de investigação europeu YOUNG_ ADULLLT e centra-se na análise das orientações face ao futuro de jovens adultos (18 - 29 anos) que frequentam cursos de Educação e Formação de Adultos de dupla certificação. A análise é suportada teoricamente na proposta de tipologia de orientações face ao futuro de Devadason (2008) e empiricamente em 10 entrevistas biográficas a jovens adultos. Os dados recolhidos revelam uma polarização entre aqueles para quem o futuro é vago e nebuloso e os que descrevem detalhadamente os seus projetos.

Este texto es parte del proyecto de investigación europeo YOUNG_ ADULLLT. Se centra en el análisis de las orientaciones futuras de los adultos jóvenes (de 18 a 29 años de edad) que frecuentan los cursos de educación y formación profesional de doble certificación para adultos. El análisis está respaldado por la tipología de orientaciones futuras de Devadason (2008) y se basa empíricamente en 10 entrevistas biográficas con adultos jóvenes. Los datos revelan una polarización entre aquellos con descripciones vagas y aquellos con proyectos de vida detallados.

This paper is part of the European research project YOUNG_ ADULLLT2. It focuses on the analysis of young adults’ future orientations (18-29 years old) who attend double certification adult vocational education and training courses. The analysis is supported in Devadason’s (2008) typology of future orientations, and empirically based on biographical interviews with 10 young adults. The data reveal a polarization between those with vague descriptions and those with detailed life projects.

Document Type Review
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents