Document details

A responsabilidade social corporativa numa empresa internacional: estudo de caso Autoneum Portugal, Lda.

Author(s): Catraio, Luis Manuel da Silva

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4000

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Responsabilidade social empresarial; Práticas de responsabilidade social; Barreiras; Fatores motivadores da responsabilidade social; Stakeholders; Corporate Social Responsibility; Social responsibility practices; Barriers; Drivers of social responsibility


Description

Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais (Gestão de PME)

A globalização, como processo de interação e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações, introduziu mudanças culturais e sociais e económicas na competitividade das nações, bem como na gestão das empresas, o que as obrigou a ter maiores preocupações em relação às questões sociais e ambientais bem como a terem presentes a necessidade de se internacionalizarem, pelo que a responsabilidade social pode ser vista como um fator que potencia a competetividade das empresas. A revisão da literatura permitiu verificar o trabalho desenvolvido relativamente à evolução do conceito de responsabilidade social empresarial, dos modelos de responsabilidade social empresarial, bem com o trabalho desenvolvido ao nível das Barreiras e Fatores motivacionais que interagem como a empresa quando a mesma internacionalizar - se implementa em simultâneo um processo de Responsabilidade Social Empresarial. O trabalho de revisão da literatura levou à definição do modelo de investigação. De forma a testar o modelo de investigação definido foi elaborado um questionário à Empresa Autoneum Portugal, Lda. Os resultados obtidos levaram a concluir que a adoção de uma estratégia de Responsabilidade Social Empresarial, por parte da empresa não é entendida pela Gestão como um fator estrategicamente relevante, que pode permitir à empresa adquirir vantagens competitivas.

Globalization is a process of interaction and integration among the people, companies and governments of different nations. The globalization induced cultural and social changes, influenced economic competitiveness of nations and companies management compelling them to have greater concerns about social and environmental issues. This process forced companies to have a bigger concern on internalization and on Corporate Social Responsibility (CRS). This last issue might be seen as a factor which may potentiate the companies „competitiveness. The literature review has shown the evolution of corporate social responsibility models, and acknowledged barriers and drivers which interacted inside companies when the CRS process is implemented. The literature review led to the definition of the research model. In order to test the identified model, we designed a survey applied in the Company Autoneum Portugal, Lda in order to test sensibility of the managers for the Corporate Social Responsibility practice. The results led us to the conclusion that the implementation of a CSR on the company strategy is not perceived by management as a strategically important factor, which may allow the company to gain competitive advantages.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sardinha, Boguslawa Maria Barszczak
Contributor(s) Repositório Comum
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