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A articulação do QUAR com o BSC como forma de optimizar o desempenho: um estudo de caso no EPPC

Author(s): Mateus, Rodrigo Luís Parreira

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4150

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal


Description

Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças

O tema "A Articulação do QUAR com o BSC como Forma de Optimizar o Desempenho – Um Estudo de Caso no EPPC”, foi escolhido para esta dissertação porque se trata de tema actual que ainda não foi devidamente explorado no âmbito dos SP. A Lei n.º 66-B/2007, de 28 de Dezembro, introduziu alterações ao anterior SIADAP, tendo sido criado o QUAR dos SP como instrumento de ajuda à gestão, concebido para analisar o desempenho, evidenciar a estratégia do serviço, divulgar os níveis de desempenho, tornar visível a comparação entre meios e resultados e tornar mais viável o “benchmarking” entre serviços através de um reporting sintético e esclarecedor. Apesar destas alterações, de acordo com as conclusões do projecto “Gerir para Inovar os SP” continua a existir um entendimento difuso da Visão, Missão, Estratégia e Objectivos, bem como a ausência de monitorização contínua dos indicadores de gestão dos SP. Este projecto inclui um subprojecto, que prevê o desenvolvimento de um sistema de monitorização da estratégia da DGSP e implementação de um BSC (in www.pgisp.info/content/view/35/50/). Constatada a importância deste subprojecto, tendo em conta que o mesmo ainda não foi implementado, pretende-se que esta dissertação evidencie que a articulação do QUAR com o BSC permite optimizar o desempenho das organizações públicas. É objecto deste estudo, efectuar uma abordagem do ponto de vista teórico à construção do QUAR, BSC, adaptação do BSC aos Serviços Públicos, Administração Prisional e EPPC. Isto através de informação resultante do CCAS, dos artigos e publicações de diversos autores e diversos documentos disponibilizados no âmbito das actividades da DGSP. Para responder à pergunta “Como é que se articula o QUAR com o BSC para optimizar o desempenho, particularmente, num estabelecimento prisional?”, procedeu-se à revisão de literatura, foram criadas hipóteses e elaborada a investigação. Foi aferido se os requisitos legais da avaliação de desempenho dos serviços públicos estão a ser cumpridos pelos EPs, nomeadamente, a Lei n.º 66-B/2007, e orientações do CCAS. Foi também verificado se existe interesse dos dirigentes da DGSP para introduzir um sistema de avaliação de desempenho baseado no BSC, através de entrevistas a sete cargos de direcção intermédia de alguns EPs e ao Ex.mo Sr. Subdirector Geral da DGSP do Centro de Competências para Implementação e Gestão de Programas. Para além disso, foi analisado se a informação disponível nos EPs, era suficiente para criar objectivos operacionais e indicadores para articular as dimensões do QUAR às perspectivas do BSC adaptado ao sector público, permitindo optimizar a gestão do desempenho. Por último foi efectuado um estudo de caso no EPPC que culmina com uma proposta de articulação do QUAR da DGSP de 2009 e o BSC adaptado aos Serviços Públicos, com a selecção de objectivos estratégicos do QUAR pelo grau de importância. Tendo estes objectivos sido complementados com a proposta de mais alguns objectivos operacionais e indicadores associados a esse objectivos estratégicos, de forma a estabelecer relações de causa e efeito para melhorar o desempenho.

The theme "The Relation of QUAR with the BSC as a Means of Optimizing Performance - A Case Study in the EPPC" was chosen for this dissertation because it is topical issue that has not been well explored within the SP. Law N. º 66-B/2007 of December 28, made changes to the previous SIADAP, having been created QUAR of SP as a tool for management, designed to analyze the performance, highlighting the strategy of the service, disclose performance levels, to make visible the comparison between results and resources and become more viable benchmarking between services through a concise and informative reporting. Despite these changes, according to the findings of the project "Managing Innovation for the SP" there remains a widespread understanding of the Vision, Mission, Strategy and Objectives, as well as the absence of continuous monitoring of indicators for the management of SP. This project includes a sub-project, which envisages the development of a monitoring system DGSP strategy and implementing a scorecard (in www.pgisp.info/content/view/35/50/). Given the importance of this subproject, considering that it has not yet been implemented, it is intended that this thesis is clear that the joint with the QUAR with the BSC optimizes the performance of public organizations. It is the subject of this study, an approach of theoretical point of view the construction of QUAR, BSC, BSC adaptation of the Public Services, Prison Administration and EPPC. This information derived through the CCAS, articles and publications of various authors and various documents provided within the activities of DGSP. To answer the question "How do you articulate the QUAR with the BSC to optimize performance, particularly in a prison?" proceeded to review the literature were created and developed the research hypotheses. Was checked whether the legal requirements of the performance evaluation of public services are being met by EPs in particular in the Law N. º 66-B/2007, and orientations of CCAS. It was also checked if there is interest from the leaders of DGSP to introduce a system of performance evaluation based on BSC, through interviews to management positions intermediate of several EPs and the Deputy Director General Mr. Ex.mo DGSP Center of Competence Deployment and Management Program. In addition, we analyzed whether the information available on EPs, was sufficient to establish operational objectives and indicators to articulate the dimensions of the BSC perspectives QUAR adapted to the public sector, allowing for optimal management. Finally it was done a case study in the EPPC culminating with a proposed joint QUAR DGSP of 2009 and the BSC adapted to the Public Services, with the selection of strategic objectives of QUAR by the degree of importance. Taking these objectives have been complemented with the proposal to some more operational objectives and indicators associated with that strategic objectives in order to establish relations of cause and effect to improve performance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Teixeira, Ana Bela
Contributor(s) Repositório Comum
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