Document details

O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade fina

Author(s): Pólvora, Sara

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4354

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Motricidade fina; Educação visual e tecnológica; Expressão plástica; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Motricity/fine motor skills; Visual and technological education; Plastic expression


Description

Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

Com o presente estudo, pretendeu-se investigar os possíveis contributos das actividades de expressão plástica desenvolvidas na disciplina de EVT, para o aperfeiçoamento da habilidade de Motricidade Fina junto de alunos do 5º ano de escolaridade. A investigação teve como ponto de partida a seguinte questão: “Quais os contributos das actividades de expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de Motricidade Fina dos alunos de 5º ano?”. Assim, definimos para este estudo como objectivos de investigação: identificar o grau de habilidade da Motricidade Fina que os alunos possuem no início e no final da investigação, e, compreender como é que a habilidade de Motricidade Fina evolui no decorrer das aulas de EVT. Como objectivo de intervenção, definimos desenvolver nos alunos a habilidade de Motricidade Fina através de diversas actividades de expressão plástica, tais como o desenho, a pintura, a modelagem, o recorte, a rasgagem e a colagem. A investigação/acção desenrolou-se na Escola Básica Carlos Ribeiro, no Seixal, numa turma de 5º ano de escolaridade, constituída por vinte alunos, com idades compreendidas entre os dez e os treze anos. A intervenção contou com cinco actividades de expressão plástica cujo tema foi “Retratos de uma turma”. Através das actividades que foram desenvolvidas verificámos que os dados revelaram uma evolução na habilidade de Motricidade Fina dos alunos em estudo. Porém, e de acordo com a escala definida por Vítor da Fonseca verificou-se que os alunos mantiveram uma “Aquisição hesitante”, nível 2.

This work aims to study the possible contributions of plastic art activities, developed in VTE classes, to improve fine motor skills of students of 5th level of elementary school. The study was based on the following question: “What are the contributions of plastic art activities to develop Fine Motor Skills of students of the 5th level of elementary school?". Thus, we defined as study aims for this work the following: to identify the level of Fine Motor Skills that students have at the beginning and at the end of the study and to understand how Fine Motor Skills are developed through VTE classes. As regards our intervention aim, we intended to develop student’s Fine Motor Skills through diverse plastic expression activities, such as drawing, painting, modelling, cutting, tearing and pasting. The study/action was developed in Escola Básica Carlos Ribeiro, in Seixal, with a class of 5th level of elementary, composed by twenty students, at the ages between ten and thirteen years old. The intervention consisted of five plastic art activities on the theme “Portraits of a class". Through the activities developed we concluded that the data revealed the students under study had developed their Fine Motor Skills. However, and according to the scale defined by Vítor da Fonseca we realized that the students had kept a “hesitant Acquisition”, level 2.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pires, João Paulo
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents