Author(s):
Mobilha, Elsa Maria Félix
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4359
Origin: Instituto Politécnico de Setúbal
Subject(s): Percussão; Dinâmicas; Socialização; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio
Description
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Este é um Projecto de Percussão que incide na promoção da formação e socialização de crianças e/ou jovens. Aborda a formação cívica e as relações interpessoais numa perspectiva colateral com o ensino da música. Defende o ensino da música como contributo para uma educação mais humanizada e integradora, potenciadora do desenvolvimento pessoal e social. É um projecto centrado em formar na aquisição de conhecimentos de música, sobre música e, através da música contribuir para a motivação, interesse fomentando a socialização numa Escola TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária), onde aspectos sociais influenciam comportamentos, muitas vezes, conducentes à rejeição das actividades escolares e à difícil integração no meio escolar. Procura-se no presente Relatório, descrever o processo educativo e investigativo; analisar e interpretar dados; revelar, de acordo com as limitações do estudo, alterações significativas ao nível das aprendizagens musicais, aprendizagens sociais e situações impeditivas de eficácia; detectar outras perspectivas sobre o Projecto. O objectivo principal do processo investigativo foi examinar a influência das dinâmicas pedagógicas e organizacionais utilizadas no desenvolvimento musical e social dos estudantes. É um projecto assente na escola enquanto área de saber e cultura, em que a música assume uma acção educativo-artística, interventiva na construção de equilíbrios de identidade dos estudantes.