Document details

Os eventos como contributo para a diferenciação de um destino turístico: o caso do programa Allgarve - os eventos de animação e música Pop.

Author(s): Miranda, Maria Inês Peres de

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4456

Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Subject(s): Destinos costeiros; Gestão Estratégica; Competitividade; Eventos; Programa Allgarve; Seaside Destinations; Stategic Management; Events; Allgarve program


Description

O sector dos eventos cresceu essencialmente a partir dos anos 90 e acompanhou directamente as mudanças e os novos paradigmas da indústria turística (Bowdin, McDonnell, Allen, Harris & O´ Tool, 2003). Perante um consumidor independente e activo que procura viver experiências que superem as suas expectativas, os eventos ganharam peso e tornaram-se num factor aceso da competição entre os destinos, podendo contribuir não só para atrair turistas, como também para os fidelizar. A gestão estratégica dos destinos, o turismo de eventos e os novos consumidores constituem os temas centrais da fase de revisão bibliográfica desta investigação. Ao nível empírico, seleccionaram-se a região do Algarve e o Programa de eventos Allgarve. A partir de inquéritos recolhidos junto do público participante em eventos associados às áreas temáticas de Animação e Música Pop, da edição Allgarve´11, analisaram-se questões como a fidelização, a satisfação, a motivação e a percepção do Programa. Ainda foi possível caracterizar o tipo de público que participou naqueles eventos e as suas recomendações relativamente ao Programa. A utilização do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) no tratamento dos dados recolhidos, possibilitou a realização de várias análises estatísticas. Da análise descritiva apurou-se que, apesar de uma baixa percentagem de participações em edições anteriores, verificaram-se níveis de satisfação elevados relativamente à experiência vivida. Ainda se verificou que o público analisado construiu uma imagem positiva do Programa, reconhecendo-lhe prestígio, atractividade e capacidade de contribuir para dinamizar a oferta cultural da região do Algarve. Através da Análise de Correlação Canónica Não Linear (OVERALS) e do método K-Means, comprovou-se a existência de uma relação entre satisfação e intenção de recomendar a experiência a terceiros, na medida em que dos 191 inquiridos satisfeitos, todos revelaram intenção de recomendar os eventos Allgarve a familiares e amigos e 111 têm intenção de voltar a participar no Programa. Independentemente das falhas detectadas, concluiu-se um balanço positivo do Programa Allgarve que, após cinco edições, poderia finalmente ficar ligado à imagem da região, diferenciando-a nos espectros da cultura e do entretenimento.

The events sector grew up essentially since the 90´s and followed directly the changes and the new paradigms of the tourism industry. (Bowdin, McDonnell, Allen, Harris & O´ Tool, 2003). Facing now an independent and active consumer, which is constantly looking for authentic and original new experiences that can exceed their expectations, events are now more than ever the main factor that distinguishes destinations. Currently, events not only contribute to attract new tourists, but also to show their loyalty to the destination. Strategic management of destinations, along with event tourism and the new consumers constitute the main topics of the literature review of this research. The Algarve region and the “Allgarve” Program were selected at an empirical level. Using the data from a survey conducted on an audience that attended “street artist events” and Pop music concerts in the “Allgarve´11”, questions like loyalty, satisfaction, motivation and perception about the Event´s Program, are the main subjects analyzed. It was also possible to make a description of this audience, as well as their recommendations, suggestions and preferences regarding the “Allgarve” Program. The application of the software “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS) in the analysis of the collected data, allowed the development of several statistical analyses. From the descriptive analyzes of the collected data, it was concluded that despite a low rate of participations in previous editions, satisfaction levels were higher in relation to the lived experience. We also concluded that the audience built a positive image about the Program, recognizing its prestige, attractiveness and capacity, contributing to the growth of Algarve´s cultural offer. The application of Nonlinear Canonical Correlation Analysis (OVERALS) and of the K-Means method, supported the relation between satisfaction and intention to recommend the experience to others, since all of the 191 satisfied interviewees revealed the intention to recommend “Allgarve” Events to family and friends, as well as 111 of them intend to return and participate again. Despite of its flaws, positive conclusions were reached, and after its five editions, the program could finally have been linked to the region’s image, distinguishing it in a whole range of cultural events and entertainment.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents