Author(s):
Fialho, Vânia Cláudia Lopes
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4463
Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Subject(s): Eventos; Consumo Cultural; Atractividade; Cascais; Events; Cultural consumption; Atractivity
Description
A oferta cultural constitui um fator de atratividade do território. Compreende um conjunto de iniciativas que permitem o encontro do indivíduo com experiências que promovem uma ocupação enriquecedora dos seus tempos livres. Inicialmente esta investigação assentou na definição das metodologias, que irão permitir seguir uma estrutura metódica, cujo objetivo é essencialmente identificar a problemática aqui em estudo. Através da questão de partida, damos início a este estudo com um conjunto de leituras, que possibilitaram aprofundar o conhecimento das várias temáticas que iremos abordar. Seguidamente com base em políticas estratégicas dos organismos públicos responsáveis pela sua definição e execução, é possível avaliar as atividades como fatores que influenciam o desenvolvimento. Posteriormente numa atitude mais conceptual será abordada a temática da oferta e consumo cultural. Por fim passamos para uma caraterização de Cascais como município e base da nossa pesquisa, centrada na oferta e consumos culturais. Visa consolidar a informação obtida através de conceitos, marcado inicialmente por um levantamento de dados sobre a oferta de iniciativas por diversos parâmetros e variáveis, consultando o conjunto de agendas culturais de Cascais entre 2005 e 2010. Em seguida utilizando como recurso um questionário aplicado junto dos visitantes dos equipamentos escolhidos para serem sujeitos à sua implementação, verificaram-se os seus hábitos culturais. Os visitantes foram inquiridos sobre as suas rotinas de lazer, ligadas ao tipo de atividades de que usufruem. Saber se é Cascais o recetor desses hábitos, é um ponto fundamental para responderem às restantes perguntas. Em traços gerais com esta investigação pretende-se saber, nomeadamente, quais os meios de busca de informação e que posição a agenda toma no processo de procura. Por sua vez o questionário culmina com a opinião dos inquiridos sobre a ferramenta que permitiu esta investigação.
The cultural offer is a factor of attractiveness of the territory. It comprises a set of initiatives that promote the meeting of the individual with the leisure experiences that enriches their spare time. Initially this research was based on the definition of methodologies that will enable to follow a methodical structure, whose purpose is essentially to identify the problem focused in this study. Through the initial question, we begin this study with a set of bibliography that enabled a better understanding of the various issues that we will address. Then based on - strategic policies of the public organisms responsible for defining and running this activities, you can evaluate them as influencing factors of development. Later a more conceptual approach will address the issue of supply and consumption of culture. Finally we analyze Cascais municipality as the basis of our research, focusing on supply and cultural consumption. This aims to consolidate information obtained through concepts, marked initially by a survey of data on the supply of initiatives of several parameters and variables, obtained by a set of Cascais cultural agendas between 2005 and 2010. Afterwards a questionnaire was used on the visitors of the equipment chosen to this implementation, verifying their cultural habits consumption Visitors were inquired about their leisure routines, linked to the type of activities that they usually enjoy. Whether Cascais is the receiver of these habits is a key point to answer the remaining questions. Broadly speaking with this research we aim to understand how people find cultural information and what is the role of the agenda in the search process. On the other hand the questionnaire will enable to understand the opinion of the respondents about the tool that was used in this research.